Além de dois novos voos para Caruaru e Serra Talhada, no interior de Pernambuco, a Azul anunciou nesta quinta-feira (8) novas rotas do Recife para outras oito cidades brasileiras na temporada de verão. Com o reforço das frequências entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o hub da capital pernambucana será o primeiro da empresa a recuperar a malha pré-pandemia.
Até lá, o Aeroporto do Recife chegará a 75 decolagens em dias de pico para 31 destinos. O destaque é o voo inédito para Porto Alegre, o primeiro a estrear, no dia 9 de dezembro. Será a mais longa ligação doméstica do País, com duração de quatro horas e 20 minutos. Até então, Manaus detinha o título, com 4h15. A operação será feita com um Airbus A320neo, com capacidade para até 174 clientes.
>> Hotéis lotados para o 12 de Outubro em Porto de Galinhas e outros destinos de Pernambuco
>> Programe-se para o feriadão do 12 de Outubro, com opções de roteiros nos arredores do Recife
>> Recife terá 72 voos extras para o feriadão do 12 de Outubro
Ainda em dezembro, serão lançadas conexões diretas para São José do Rio Preto (SP - 12/12), Goiânia (16/12), Ribeirão Preto (SP - 19/12) e Uberlândia (MG - 19/12). Em janeiro, é a vez de Palmas (1º/1), Vitória (1º/1) e Cuiabá (2/1).
EFEITOS DA COVID-19
Apesar do otimismo com o hub do Recife, a Azul ainda não tem perspectiva de retomar os voos para fora do Brasil a partir da capital pernambucana. O mercado internacional representava 15% do negócio pré-pandemia, mas hoje está concentrada em Campinas (SP), com frequências para Lisboa, Fort Lauderdale e Orlando.
Sob efeito da covid-19, em todo o País, a empresa opera com metade da capacidade (205 decolagens diárias para 89 destinos) em outubro, devendo chegar a 60% até o fim do ano. "Ainda queimamos R$ 2,5 milhões por dia. Até pouco tempo, eram R$ 3 milhões", diz o diretor de Relações Institucionais e Alianças da empresa, Marcelo Bento Ribeiro, referindo-se aos prejuízos trazidos com a crise, que levou a empresa a reduzir seu quadro de funcionários de 14 mil para 11 mil profissionais. O executivo não quantifica o número de demissões em Pernambuco, dizendo apenas que foram "poucas", porque predominou no hub local o corte de jornada e salários.
CONFIRA OS NOVOS VOOS
Recife-Serra Talhada: início em 11 de novembro com dois voos diários;
Recife-Caruaru: início em 11 de novembro com dois voos diários;
Recife-Porto Alegre: início em 09 de dezembro com um voo diário;
Recife-São José do Rio Preto (SP): início em 12 de dezembro com um voo semanal;
Recife-Goiânia: início em 16 de dezembro com um voo diário;
Recife-Uberlândia (MG): início em 19 de dezembro com um voo semanal;
Recife-Ribeirão Preto (SP): início em 19 de dezembro com um voo semanal;
Recife-Vitória: início em 01 de janeiro com um voo diário;
Recife-Palmas: início em 01 de janeiro com quatro voos semanais;
Recife-Cuiabá: início em 02 de janeiro com três voos semanais;
Comentários