Principal porta de entrada dos brasileiros para o Caribe e a América Central, o Panamá voltou a receber visitantes estrangeiros neste 12 de outubro, após quase sete meses de fechamento das suas fronteiras. Desde agosto, só era possível fazer escala no país para outros destinos da região. Agora, quem quiser desembarcar precisa apresentar apenas um teste RT-PCR negativo para covid-19, que deve ser realizado até 48 horas antes da chegada.
Para ter o check-in liberado, também é necessário preencher uma declaração juramentada eletrônica ("declaración jurada electrónica") no site de promoção turística do país concordando em cumprir as medidas de controle sanitário indicadas pelo Ministério da Saúde. Entre elas, estão aferição de temperatura, distanciamento social e uso de máscaras em todos os locais públicos, a começar pelo aeroporto.
>> Natureza guia retomada do turismo em Pernambuco
>> Recife terá voo direto para Porto Alegre e outras nove rotas no verão
O turista deverá, ainda, informar o endereço onde estará hospedado no Panamá e se foi exposto ao novo coronavírus nos 14 dias anteriores à viagem, além de confirmar que se encontra saudável, ou seja, sem nenhuma enfermidade respiratória.
O seguro de viagem, embora recomendado a qualquer viajante neste momento de pandemia, não é obrigatório para entrar em território panamenho.
Caso não apresente o RT-PCR no desembarque ou o exame esteja fora do prazo exigido, o viajante terá que pagar por um teste rápido no aeroporto antes de passar pela alfândega. Até a liberação do resultado, o passageiro ficará em uma área isolada.
Se a contaminação for confirmada, o governo panamenho custeia a estada do turista em um hotel pelo período de quarentena obrigatório de sete dias, quando será realizada uma nova testagem. Somente quando o teste for negativo, o isolamento é suspenso.
“Os novos protocolos de saúde e biossegurança refletem nosso trabalho árduo e nossa dedicação para proteger os panamenhos e nossos visitantes e, por meio desses esforços, obtivemos o selo de aprovação do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Safe Travels", disse o ministro de Turismo, Ivan Eskildsen, ao apresentar as medidas.
RETOMADA DOS VOOS
A companhia aérea panamenha Copa Airlines retomou em agosto os primeiros voos a partir do Brasil, saindo de São Paulo. Há outras autorizações solicitadas à Anac para o retorno das operações também no Rio de Janeiro, a partir do próximo dia 19/10, e no Recife, em 25/10, mas a empresa ainda não confirmou o cronograma.
Cada vez mais, os brasileiros descobrem o Panamá e fazem roteiros no país combinados a outros pontos famosos do Caribe, caso de Cancún, no México, e de Punta Cana, na República Dominicana, ambos já reabertos a brasileiros. Antígua e Barbuda, Aruba, Bahamas, Barbados, Bermudas, Dominica, El Salvador, Guatenal, Ilhas Cayman, Haiti, Honduras, São Vicente e Granadinas, Santa Lucia, St. Maarten/Saint-Martin e Turk & Caicos são outros dos destinos que já aceitam visitantes, geralmente exigindo apenas o teste negativo para a covid-19.
O regulamento e os requisitos de entrada em cada país podem ser consultados no site da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).
Comentários