Depois de uma manhã de chuva intensa em Gramado, na Serra Gaúcha, o clima deu uma trégua para a realização da primeira atividade do 32º Festuris. Por volta das 16h30 desta quinta-feira (5), um balão partiu dos jardins do Serra Park levando o pastor Erlo Aurich para abençoar, do alto, o primeiro grande evento presencial de turismo das Américas que ocorre ainda durante a pandemia da covid-19.
>> A uma semana do início, Festuris espera 4 mil participantes em Gramado
“Você não escuta a voz da natureza, mas por toda a natureza, céus e terras, está expressa a presença de Deus e também em nós, como a sua imagem e semelhança. Poder fazer um voo como este abençoando o Festuris e a nossa cidade é um privilégio. Estar no alto é algo inebriante, fantástico, uma experiência única”, destacou o pastor, antes de decolar.
A abertura oficial do Festuris ocorre na noite desta quinta-feira (5) e o evento segue até domingo (8), com cerca de quatro mil inscritos e dezenas de expositores.
O CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello destaca que este ano predominam na feira os destinos nacionais, por causa das dificuldades trazidas pelo coronavírus. “Muitas fronteiras ainda estão fechadas. Por isso, os países não puderam enviar representantes. Por outro lado, há uma alegria muito grande em termos do fortalecimento do nosso turismo interno, da regionalização. Temos todos os Estados do País dentro do evento. É o pontapé do recomeço”, diz. Apesar das restrições, Zorzanello lembra que pelo menos seis destinos do exterior confirmaram presença: Seychelles, Mônaco, São Francisco (EUA), Costa do Marfim, Tailândia e Suíça.
Em paralelo à feira, que ocorre à tarde, das 12h às 19h, o Festuris também conta com o Connection Meeting. O seminário, das 8h30 às 13h, tratará de temas essenciais para a recuperação do setor.
A programação foi idealizada para acelerar o processo de transformação do turismo no pós-pandemia.
Como não poderia deixar de ser neste momento, a segurança sanitária é o grande destaque do Festuris, a primeira feira a receber o título de “Covid Free” no Brasil. A certificação internacional será entregue pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES), validando uma série de protocolos adotados contra a disseminação da covid-19, a exemplo das sanitizações realizadas periodicamente pela imunizadora Hoffmann. "Estamos cumprindo fielmente as normas, a começar pelo distanciamento dos estandes e o novo leiaute da feira de negócios", ressalta Zorzanello.
Comentários