Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

SERRA GAÚCHA

A uma semana do início, Festuris espera 4 mil participantes em Gramado

Um dos principais eventos do setor de turismo do País terá segurança sanitária como destaque. Feira ocorre de 5 a 8 de novembro, com cobertura da coluna em tempo real

Mona Lisa Dourado
Cadastrado por
Mona Lisa Dourado
Publicado em 29/10/2020 às 11:46 | Atualizado em 04/11/2020 às 20:57
DIVULGAÇÃO
Feira terá versão híbrida este ano e também poderá ser acompanhada via internet - FOTO: DIVULGAÇÃO

Conteúdo atualizado às 21h10 do dia 29 de outubro de 2020

Os corredores lotados de gente em busca de informações sobre viagens, como se vê na foto acima, não fará parte das memórias de um dos maiores eventos de turismo do País este ano.

Mas só a realização presencial da Festuris, entre os próximos dias 5 e 8 de novembro, já é considerada uma vitória diante das dificuldades trazidas pela covid-19 para o setor.

Em sua 32ª edição, a feira é a primeira a ser realizada na América Latina no contexto da pandemia. Acontece no Serra Park, em Gramado, na Serra Gaúcha, com restrição no número de visitantes simultâneos e protocolos anti-coronavírus que devem servir de modelo para as feiras de 2021.

“A retomada do turismo é responsabilidade de todos que fazem ela acontecer. Turismo é movimento humano, por isso conclamamos a todos a participarem do Festuris. Sabíamos que a esperança precisava caminhar lado a lado com a coragem. E foi isso que fizemos, nos mantivemos em movimento e trabalhando para construir um novo evento”, destaca a CEO do Festuris, Marta Rossi.

Na tarde da próxima quinta-feira (5), uma “bênção nas alturas” será o primeiro ato da abertura, com um sobrevoo de balão abençoando as dependências da feira e a cidade de Gramado. À noite, ocorre a solenidade oficial de abertura, também no Serra Park.

Entre as medidas adotadas nesta edição, o evento trabalha com maior espaçamento entre os estandes, aferição de temperatura e redução do material impresso. A organização estima a inscrição de 4 mil participantes para os dois dias de feira, o que representa diminuição de quase 70% em relação aos 12 mil da edição passada. De qualquer forma, o número de pessoas circulando ao mesmo tempo na área de 25 mil m² será de 1.700, em cumprimento às normas exigidas pelo governo do Rio Grande do Sul.

SEGURANÇA SANITÁRIA

A segurança sanitária, aliás, será o tema de destaque do novíssimo espaço Saúde e também das palestras do Connection Meeting.

O seminário, que ocorre sempre na parte da manhã, das 8h30 às 13h, será um grande palco de conteúdo, por onde passarão importantes nomes do turismo e dos eventos do País, assim como empresários, especialistas e lideranças inspiradoras que falarão sobre temas essenciais para a recuperação do setor.

Inicialmente, a organização havia pensado em um evento híbrido, com transmissão via internet, mas na noite desta quinta-feira (29) comunicou que haverá apenas a versão presencial.  

A programação foi idealizada para acelerar o processo de transformação e recuperação do turismo no pós-pandemia. Além da Segurança Sanitária, as temáticas incluem Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia, Marketing, Sustentabilidade e Espiritualidade.

Já estão confirmados como palestrantes André Germanos (Secretário Nacional de Ecoturismo), Thomas Eckschmidt (Capitalismo Consciente), Germana Magalhães (Coordenadora de Turismo do Sebrae Nacional), Mauro Rinaldi (Palestrante Motivacional), Peter Weber (Skyteam Consolidadora), Thiago Akira (Marketing Turístico Digital), Daniel Françoso (Turbox), Mauro Rinaldi (Palestrante Motivacional), Marcus Rossi (Gramado Summit), Ricardo Gomes (Câmara LGBT) e Fabiana Lima (Trielotur).

Na parte da tarde, das 12h às 19h, a feira terá ainda mais foco na geração de negócios, agora com reuniões agendadas via aplicativo do Festuris.

Diante do ano atípico, ainda não há estimativa sobre a movimentação financeira que o evento deve gerar. Em 2019, foram R$ 330 milhões, um crescimento de 10% ante 2018.

SEGMENTAÇÃO

A segmentação também será reforçada, com as novidades dos espaços Saúde (voltado para serviços e biossegurança) e Green Experience (sustentabilidade), além dos tradicionais Luxury, Wedding, Tecnologia & Inovação, MICE, LGBT, Business e Turismo Religioso.

As inscrições custam R$ 159 no site oficial do evento, onde é possível conferir a programação e a lista de expositores. Para agentes de viagens, o acesso é gratuito, mas apenas à feira. O Connection Meeting é pago para todos os públicos.  

*A coluna havia publicado que o Festuris está na 35ª edição. Na verdade, ainda é a 32ª. Fazemos votos de vida longa ao evento. Aos leitores, as nossas desculpas.  

 

 

Comentários

Últimas notícias