MISTÉRIO

Conheça ‘Fosse Dionne’, a fonte de água misteriosa da França

Por séculos o local é visitado por diversas pessoas, seja por crenças religiosas ou por curiosidade, mas até o momento ninguém foi capaz de descobrir sua origem

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/01/2022 às 9:23
Notícia
X

Beleza e mistério cercam uma fonte de água conhecida como “Fosse Dionne”, localizada na cidade de Tonnerre, no nordeste da França. Por séculos o local é visitado por diversas pessoas, seja por crenças religiosas ou por curiosidade, mas até o momento ninguém foi capaz de descobrir sua origem. A última expedição para o interior do orifício aconteceu em 2020 e foi gravada, confira:

 

 

A pequena cidade foi construída no século 18 ao redor da nascente misteriosa. São cerca de 311 litros de água por segundo que jorram do orifício. Dentre as lendas que cercavam o poço, estão as crenças sobre sua propriedade curativa, a chance dele ser portal para outro mundo ou até mesmo de que ali vivia uma serpente gigante.

Em 1974, dois mergulhadores profissionais decidiram por descer às profundezas do poço para encontrar sua origem. No entanto, acabaram morrendo na parte estreita da abertura. Em 1996 outro mergulhador foi enviado para o mesmo serviço e também foi a óbito.

Reprodução/Twitter @alecgevaudan
Cerca de 311 litros de água por segundo que jorram do orifício. - Reprodução/Twitter @alecgevaudan

Em outubro de 2020, o prefeito de Tonnarre contratou o mergulhador profissional Pierre-Éric Deseigne, para descer os mais de 70 metros do subsolo, explorando um total de 370 metros da entrada da cavidade. Mesmo chegando a uma área até então inexplorada - e voltando com vida - o profissional não conseguiu resolver o mistério sobre a fonte do Fosse Dionne.

Hoje, o poço é uma grande atração turística da cidade, que atrai milhares de curiosos pela sua história e apreciadores da sua beleza.

*Com informações do portal BBC

Tags

Autor