Alimentação

Mamão: confira benefícios da fruta que ajuda a diminuir risco de doenças como câncer

A fruta é rica em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo

Imagem do autor
Cadastrado por

Luana Ponsoni

Publicado em 17/02/2021 às 10:10 | Atualizado em 17/02/2021 às 10:44
Notícia
X

Você é do tipo que não gosta de frutas? E se for mamão então nem pensar? Pois seria bom rever os hábitos alimentares, sobretudo porque esta fruta é rica em nutrientes e ajuda a reduzir o risco de várias doenças. Sobretudo as que a aparecem com o avançar da idade. Para pontuar melhor os principais benefícios do mamão para a saúde a Coluna Vida Fit traz as observações da nutricionista Adriana Stavro.

Hipertrofia: será que só ganha massa muscular quem treina com muita carga?

DIVULGAÇÃO
A nutricionista Adriana Stavro apontou os principais benefícios do mamão - DIVULGAÇÃO

Melhora beleza da Pele

Rico em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Fonte de antioxidantes, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir as rugas e linhas de expressão, diminui a acne, principalmente em adolescente e melasmas (manchinhas escuras na pele).

 

Propriedades anticâncer

Pode reduzir os radicais livres, que contribuem para muitas doenças, inclusive o câncer. E mais: entre 14 frutas e vegetais avaliadas com propriedades antioxidantes, apenas o mamão demonstrou atividade anticâncer nas células do câncer de mama. Em outro estudo publicado na revista Cancer Epidemiology and Prevention Biomarkers, mostrou que consumir antioxidantes como betacaroteno encontrado no mamão, pode reduzir o risco de câncer de próstata entre os homens jovens.

Saúde óssea

A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea . O consumo adequado deste mineral é importante, pois melhora a absorção de cálcio e pode reduzir a excreção urinária do mineral, o que significa que haverá mais cálcio circulante para fortalecer os ossos.

Controle glicêmico

Estudos demonstraram que, indivíduos com diabetes tipo 1 e tipo 2, com dietas ricas em fibras, têm níveis mais baixos de glicemia e lipídios sanguíneos. Detalhe: 100g de mamão, que equivale a uma fatia pequena, fornece em média 3 gramas de fibras.

Previne Constipação

O mamão é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável. Muitas pessoas consideram o mamão um remédio para constipação, e outros sintomas para a síndrome do intestino irritável (SII).

Melhora a digestão

Contém uma enzima chamada papaína, que pode tornar a proteína mais fácil de digerir.


Prevenção de doenças cardíacas (DCV)

Um aumento na ingestão de potássio, juntamente com uma diminuição na ingestão de sódio, é a mudança alimentar mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir os de DCV.

Diminui inflamação

A alimentação inadequada associada a um estilo de vida pouco saudável pode conduzir a um processo inflamatório grave. Estudos mostram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir marcadores inflamatórios. Um estudo de 2005, observou que os homens que aumentaram a ingestão de frutas e vegetais ricos em carotenoides, tiveram diminuição significativa na PCR, um marcador inflamatório específico. A colina é um nutriente muito importante encontrado no mamão. Este ajuda a melhorar o sono, os movimentos musculares, o aprendizado e a memória. Ela também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e reduz a absorção de gordura e a inflamação crônica.

Tags

Autor