Aplicativo

Sweatcoin: conheça o app de saúde que recompensa com compras quem anda mais

Sweatcoin já foi baixado mais de 10 milhões de vezes e é atualmente o app mais baixado do Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 09/05/2022 às 18:58 | Atualizado em 09/05/2022 às 19:09
Notícia
X

Quem diria que um aplicativo classificado como fitness seria o mais baixado do Brasil? A nova febre se chama Sweatcoin e, basicamente, a ferramenta conta os passos do usuário e gera uma bonificação para isso. O app está em primeiro lugar no ranking de downloads tanto na Google Play Store quanto na Apple Store. Entre os usuário de Android, o Sweatcoin já foi baixado mais de 10 milhões de vezes.

REPRODUÇÃO
Ranking feito pela Data.ai, consultoria especializada em mercado mobile, que lista apenas apps grátis para download - 09/05/22 - REPRODUÇÃO

Na sua descrição, o aplicativo explica: "Sweatcoin é um monitorador de conquistas para uma nova geração. Gaste as moedas obtidas em produtos, serviços e experiências com nossas marcas parceiras na loja. Ou, caso queria mostrar sua generosidade, você pode trocá-los com seus amigos e família, além de doar para causas ótimas com o Sweatcoin."

Sucesso em 2022, a empresa anunciou, na última terça-feira (3), em seu perfil do Twitter, que atingiu a marca de 1,26 milhão de usuários, um recorde para a plataforma. Mas engana-se que o aplico foi recém criado. Embora só tenha chegado ao Brasil em fevereiro deste ano, a ferramenta existe, pelo menos, desde 2016, mas era restrito a aparelhos da Apple e só havia sido laçando na Europa e nos EUA.

A premissa do aplicativo está ligada à prática de exercícios físico e baseada numa orientação da Organização Mundial da Saúde que aponta que uma pessoa adulta deve dar, pelo menos, 10 mil passos por dia para ser considerada fisicamente ativa. "Seja em casa ou ao ar livre, você ganhará sweatcoins ao se exercitar. O monitorador de atividades do Sweatcoin permite acompanhar o seu progresso: contando passos e monitorando suas atividades durante o exercício", diz trecho da discrição do aplicativo.

Como funciona o Sweatcoin?

O aplicativo funciona em conjunto com aplicativos como Google Fit e o Saúde, da Apple, para acessar dados de contagem de passos. O usuário ganha 1 Sweatcoin a cada mil passos. A moeda virtual que pode ser usada para comprar cartões de presente, obter descontos em lojas afiliadas ou fazer doações para instituições de caridade parceiras.

O app fitness também dá sweatcoins de outras formas: ao convidar amigos para ingressarem na plataforma, assistir anúncios ou participar de desafios. Também é possível obter moedas ao assinar o plano premium, que oferece o dobro de recompensas em relação à versão grátis. Em ambos os casos, o dinheiro virtual não pode ser convertido em dinheiro de verdade.

Como transformar o sweatcoins em dinheiro de verdade?

Por enquanto, a recompensa oferecida pelo Sweatcoin é forma de moedas virtuais. Quanto mais você caminha, mais acumula sweatcoins na carteira do aplicativo. Diferente de outras plataformas, como o Kwai, que permite trocar recompensas por dinheiro, no Sweatcoin, é possível gastar a moeda virtual apenas na loja da plataforma. Transformar em dinheiro físico é algo que só deve acontecer quando a plataforma lançar sua própria criptomoeda, a "Sweat", anunciada para a partir de junho. Contudo, ainda não se sabe o valor de mercado, formas de resgate ou outros detalhes a respeito da moeda criptografada.

Tags

Autor