Lugar de idoso é na academia! Prática de exercícios promove envelhecimento saudável
Praticar atividade física após 60 anos evita doenças e promove envelhecimento saudável
Com o avanço dos tratamentos médicos e na área da tecnologia, os brasileiros e a população mundial estão vivendo mais. Os idosos são 14,7% da população do Brasil e a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, até 2025, sejamos o sexto país com o maior número de indivíduos na terceira idade no mundo.
Assim, é hora de cuidar da nossa velhice. Que a prática de atividade física previne doenças e está associada a um envelhecimento saudável é senso comum. No entanto, quem passou dos 60 anos ainda enfrenta receios e tabus para começar a se movimentar. Os principais questionamentos são: não estou velho para praticar atividades físicas? Posso fazer exercícios mesmo com essa idade? Não é arriscado? Posso me machucar?
"É interessante lembrar como a atividade física age de forma benéfica para o organismo, em qualquer idade, mas principalmente para chegar bem a uma fase da vida mais avançada", explica o professor de educação física Harry Thorpe, que atua na Academia Cia Athletica Recife. De acordo com ele, os exercícios liberam neurotransmissores, como a endorfina e a serotonina, substâncias do prazer, que motivam o cérebro a continuar fazendo atividade física, bem como diminuem a ansiedade, melhoram o humor, o sono e a saúde mental.
Para Harry, a atividade física é indicada para qualquer idade e, principalmente, para os idosos. "No caso da terceira idade, é preciso ter um acompanhamento mais rigoroso, mas nada impede a prática de exercícios. Pelo contrário, quem se movimenta nessa fase evita uma série de doenças e pode ter uma vida mais saudável", pontua o profissional.
A recomendação da OMS é que, a partir dos 65 anos, a atividade física seja realizada pelo menos três vezes por semana em uma intensidade que varie de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada indivíduo. O ideal, segundo a organização, são 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos de atividades intensas por semana.
Harry explica que nessa fase o organismo sofre com danos causados pelo tempo, como o enfraquecimento dos músculos, redução da agilidade e flexibilidade, perda de equilíbrio e da resistência muscular. "Quem pratica exercícios físicos regularmente consegue amenizar essas perdas e levar uma vida com mais saúde e bem-estar", diz o profissional.
De olho nesse público, tem centros de treinamento focando nos idosos. É o caso da Cia Athletica Recife, que agora possui o Programa Cia Platinum. As aulas incluem fortalecimento muscular, alongamento, postura, equilíbrio, condicionamento físico e resistência cardiorrespiratória. Os exercícios são prescritos de acordo com a condição física e funcional individual e visam recuperar, manter e melhorar a qualidade de vida dos alunos.
Entre os diferenciais do programa estão identificação do histórico de saúde e atividade física recente; avaliação física com testes específicos para o envelhecimento; prescrição individualizada de exercícios adequados ao nível físico do aluno; e equipe interdisciplinar no atendimento e acompanhamento do programa, incluindo educador físico, nutricionista, médico e fisioterapeuta.
"Os benefícios para quem participa regularmente podem incluir ganho de força e massa muscular, redução de sobrepeso e, como consequência, modificação da composição corporal; além de promover bem-estar e melhora da qualidade do sono, da condição cardiovascular e respiratória", explica Thorpe. As aulas disponíveis no Programa Cia Platinum incluem pilates, esportes no geral, lutas, hidroginástica, natação e exercícios cardiovasculares.