Pilates solo benefícios: saiba para que serve o pilates
Saiba quais são os principais benefícios da prática do pilates, quais são os diferentes tipos dessa atividade física e outras dicas importantes
Todo exercício físico realizado com acompanhamento profissional adequado e frequência regular é um importante aliado para garantir bem-estar físico e mental. Um exemplo disso é o pilates, método que combina condicionamento e alongamento, recomendado para todas as idades e que pode trazer benefícios como fortalecimento muscular, correção da postura, redução de dores crônicas e diminuição da ansiedade.
Na década de 1920, o alemão Joseph Pilates criou essa prática. Ele, que teve uma infância marcada por doenças como asma e raquitismo, desejava ajudar pessoas que, como ele, precisavam melhorar sua condição de saúde.
Principais benefícios do pilates
Mais de um século depois, o conjunto de exercícios criado por Pilates, envolvendo movimentos, aparelhos e acessórios, evoluiu e se mostrou eficaz em diversos aspectos.
A instrutora de pilates do SESI, Daniele Queiroz, destaca alguns dos benefícios. “O pilates ajuda a prevenir lesões, auxilia na respiração, aumenta a resistência física, fortalece os músculos e melhora a precisão e fluidez dos movimentos, ajudando no equilíbrio, coordenação e concentração”, afirma. A lista de benefícios também inclui a diminuição de dores crônicas e o aumento da flexibilidade.
Além dos ganhos físicos, Daniele explica que a prática pode ter efeitos positivos sobre a saúde mental. “O pilates eleva os níveis de GABA (ácido gama-aminobutírico), um neurotransmissor inibitório que controla os níveis de tensão, estresse e nervosismo, auxiliando na melhora da concentração e no desenvolvimento da habilidade de atenção plena”, completa.
Pilates solo x Pilates studio
Existem duas formas de praticar o pilates: Solo ou em Studio. Segundo a instrutora, a primeira opção, também conhecida como Mat Pilates, não utiliza aparelhos, sendo realizado apenas com o peso corporal e acessórios como bolas e faixas elásticas.
Já o Pilates Studio é realizado com o uso de aparelhos desenvolvidos por Joseph Pilates, como Cadilac, Reformer, Chair e Barrel, que utilizam molas e polias.
Daniele Queiroz destaca que pessoas de todas as idades podem praticar ambos os tipos de pilates, desde que sigam corretamente as orientações dos instrutores.
A recomendação é que os exercícios sejam realizados de duas a quatro vezes por semana. No caso do Pilates Solo, a única exigência é que os praticantes tenham condições de sentar ou deitar no chão.
*Com informações de G1
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”