Qual pilates é melhor, solo ou com aparelhos? Veja recomendações
Saiba quais são as principais características das duas modalidades do Pilates, solo e com equipamentos, e qual a indicada para cada caso
Como é sabido, o Método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates no século passado.
Este sistema de exercícios visa trabalhar e fortalecer o corpo de maneira integral, fazendo com que os praticantes percebam que os músculos atuam de forma conjunta, e não isolada.
Pilates em equipamentos ou Pilates solo?
Uma pergunta comum é: seria melhor praticar Pilates em equipamentos ou Pilates solo? Ambas as modalidades baseiam-se nos mesmos princípios, como respiração controlada, ativação dos músculos do Power House e um bom alinhamento corporal, proporcionando os benefícios do método.
Muitos exercícios realizados no Reformer podem ser replicados no Pilates Solo. No entanto, os equipamentos podem oferecer tanto assistência quanto resistência, tornando os exercícios mais desafiadores e ampliando os níveis de trabalho.
Para iniciantes, pode ser conveniente começar com os equipamentos para obter assistência e, após aprender os movimentos básicos e dominar a respiração, iniciar a prática no solo.
No Pilates Solo, o praticante precisa ter maior consciência postural e utilizar o Power House para executar os movimentos, pois não contará com as molas para guiar o movimento. As articulações devem ser movidas com mais vigor para alcançar os músculos e realizar as contrações necessárias.
Vantagens e desvantagens
O Pilates Solo é mais econômico, pois requer apenas o corpo e um colchonete. No entanto, ele exige maior controle dos movimentos, o que pode ser desafiador. Com o tempo, o repertório de exercícios solo pode ser incrementado com acessórios como faixas elásticas, foam rollers e bolas.
O Pilates em equipamentos permite esculpir os músculos mais rapidamente e tratar algumas patologias de maneira mais eficiente, como problemas na coluna e joelhos. Embora os mesmos exercícios possam ser realizados no solo, os resultados podem demorar mais para aparecer.
Trabalha sentado? Caminhadas de cinco minutos ajudam a viver melhor
A recomendação, dessa forma, é não escolher apenas uma modalidade, mas combinar as aulas para trabalhar no solo com acessórios, como bolas e bandas elásticas, e fazer exercícios desafiadores nos equipamentos.
Alternar as modalidades no treinamento semanal pode oferecer o melhor de cada uma, resultando em uma melhor saúde que nosso corpo certamente agradecerá.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”