SAÚDE

Pilates ajuda a ganhar massa muscular? Saiba benefícios

Incluir o Pilates no seu treino de atividades físicas pode trazer resultados surpreendentes. Saiba qual a relação dele na construção de massa muscular

Publicado em 28/06/2024 às 5:43
Notícia

O fortalecimento muscular é a base do Pilates, concentrando-se na região do core, ou centro do corpo. Também chamada de Power House, essa região inclui o transverso, o assoalho pélvico, o diafragma e os multífidos.

Os exercícios de Pilates ativam toda essa musculatura, proporcionando estabilidade para a execução de todos os outros movimentos. Como esse conjunto muscular é a base de sustentação da coluna, seu fortalecimento diminui a sobrecarga e contribui para uma postura mais alinhada.

Pilates pode substituir a musculação?

Depende do quadro de saúde e dos objetivos do praticante. Pessoas que buscam aumento de massa muscular ou um corpo mais definido podem optar pela musculação.

Os treinos de hipertrofia funcionam provocando micro lesões nos músculos e aumentando a síntese de proteínas, auxiliando no ganho de força e proporcionando benefícios estéticos.

Complementando a musculação com Pilates

Para quem já pratica musculação, complementar o treino com Pilates pode trazer inúmeros benefícios. É possível trabalhar com mais precisão os alongamentos (aumentando a flexibilidade) e o abdômen de forma mais segura. O Pilates enfatiza a posição correta da coluna durante a execução dos exercícios, ajudando a evitar lesões.

Para idosos, sedentários ou pacientes com patologias, o Pilates pode ser uma excelente opção. Seus exercícios aumentam o tônus muscular, reduzem a sobrecarga na coluna, aumentam a capacidade respiratória e melhoram a oxigenação dos músculos.

Pilates ajuda a ganhar músculos?

O Pilates não é focado exclusivamente no ganho de massa muscular. Ele trabalha aspectos que melhoram a qualidade de vida de forma geral, incluindo fortalecimento, flexibilidade e equilíbrio corporal. Isso torna o ganho de massa muscular mais lento comparado à musculação.

Essa modalidade de exercício também é indicada para pessoas que buscam aumento da mobilidade, prevenção ou alívio de dores musculares, melhora na capacidade respiratória e um corpo mais equilibrado.

Os exercícios são aplicados de acordo com a condição física do praticante, e o nível de esforço aumenta gradualmente. A prática pode começar no solo, utilizando o peso do próprio corpo, sem o uso de máquinas ou acessórios inicialmente.

Exercícios como a elevação de quadril com os pés apoiados na bola são comuns nesse estágio inicial. À medida que o treino evolui, são utilizados equipamentos com molas, alças, barras e outras resistências, que ajudam no ganho de força e resistência muscular.

Quem pode fazer Pilates?

O Pilates é indicado para todos os perfis de condicionamento físico. Desde atletas profissionais que buscam complementar o treino diário e prevenir lesões, até praticantes de musculação que desejam ampliar os benefícios para o corpo.

Ele também é ideal para pessoas que não têm o hábito de fazer atividades físicas, mas que desejam fortalecer a musculatura para melhorar a saúde, combater o estresse e alcançar um corpo mais relaxado.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor