coluna

O ceticismo limita a estrada do conhecimento

"Ceticismo é uma atitude "Eu sei de tudo", e essa atitude não é científica. O ceticismo é dissipado pelo Conhecimento."

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 02/02/2021 às 16:42 | Atualizado em 02/02/2021 às 17:36
Notícia
X

Você é cético? O que seria o ceticismo? O pacifista Sri Sri Ravi Shankar afirma que, na verdade, quem se considera cético já afirma a existência de algo além do nosso entendimento.
João Carvalho- Editor

A ignorância é ser cético e não se dar conta disso. Se você se acha um cético, então você já não é. Você já tem uma pista de algo além. Então, na realidade, você nunca pode saber quando é um cético.

Um cético está preso a um paradigma que fecha todas as outras possibilidades. Mas a criação contém todas as possibilidades. Quando você compreende como os paradigmas mudam , o ceticismo desaparece.

Um verdadeiro cientista não pode se dar ao luxo de ser cético, porque o ceticismo não investigará as áreas desconhecidas da existência. Ceticismo é uma atitude “Eu sei de tudo”, e essa atitude não é científica. O ceticismo é dissipado pelo Conhecimento.

Leia mais: Descubra onde é o lugar mais bonito do universo

Não reconheça o ceticismo em alguém e não tente argumentar com ele. Argumentação reforça o ceticismo. O medo de perder a sua liberdade traz mais resistência e causa mais ceticismo.

No fundo de todo ser humano existe fé e amor. Ceticismo é somente uma camada fina. Se você mantém em sua mente “Esta pessoa é cética”, você somente reforça o ceticismo dela. Seu silêncio e o sorriso do seu coração irão dissipar qualquer ceticismo dela.

Não há nada melhor que o silêncio para quebrá-lo. O silêncio significa a qualidade de consciência, e não apenas manter os lábios fechados.

O ceticismo aparece apenas nas pessoas que caminham com limites. As crianças não possuem ceticismo. Elas vivem no seu mundo de fantasias, num mundo de muitas possibilidades. É um mundo de inocência , felicidade, beleza e muito amor.


Saiba como viver mais feliz e saudável em www.artedeviver.org.br.

Tags

Autor