Coluna

Coronavírus: desafio para corpo e mente

A escalada da crise de saúde global reforçou a necessidade de equipar também nossos mecanismos internos de autodefesa.

Imagem do autor
Cadastrado por

João Carvalho

Publicado em 29/04/2021 às 12:57 | Atualizado em 05/05/2021 às 15:02
Notícia
X

O Coronavirus é um desafio crítico para a humanidade e exige uma resposta heroica para superá-lo.

Abstenha-se de orações e rituais congregacionais. Não se preocupe em não poder visitar o templo, masjid, gurudwara ou igreja. A meditação e as orações mentais são igualmente, se não mais eficazes, do que os rituais. Ao ser responsável, você protegerá não apenas a si mesmo, mas também muito mais pessoas e reduzirá a carga sobre as já sobrecarregadas instalações médicas e funcionários da linha de frente.

Até que derrotemos o vírus, continue a ficar em casa, evite viajar e ir a reuniões públicas ou festas comunitárias.

Para se valer da vacinação, que é imprescindível, é necessário cultivar hábitos higiênicos e um estilo de vida disciplinado para conter a propagação desse vírus altamente contagioso. Nossa principal responsabilidade é seguir estritamente todos os protocolos prescritos para manter a segurança de nós mesmos e daqueles com quem entramos em contato. Não há férias da sabedoria. Trazer a pandemia sob controle requer ação coletiva. Todos devem fazer sua parte.

A escalada da crise de saúde global reforçou a necessidade de equipar também nossos mecanismos internos de autodefesa. Certifique-se de dormir o suficiente, exercitar-se e meditar. O estresse e a ansiedade enfraquecem o sistema imunológico. Tornar assanas, pranayamas e meditação parte integrante da vida diária pode mudar não apenas a química física, mas também tornar a mente pacífica e resiliente. Uma mente forte pode levar um corpo fraco, mas uma mente fraca não consegue sustentar nem mesmo um corpo forte.

Esta crise serve como um lembrete de que nenhum homem é uma ilha para si mesmo. Peço a todos que sigam estritamente os protocolos enunciados pela comunidade médica, incluindo lavagem e sanitização freqüentes das mãos, uso de máscaras e distanciamento social. Curiosamente, nossos métodos tradicionais, como juntar as mãos em saudação e a ênfase do Patanjali Yoga Sutra em shaucha (pureza e limpeza), mostram que essas práticas existem há milhares de anos.

 Várias epidemias, guerras, pandemias e desastres naturais desafiaram a raça humana antes e continuarão chegando, testando nossa capacidade de sobreviver. Esses tempos, como o que estamos passando agora, revelam qualidades do espírito humano - sua capacidade de perseverar e prevalecer e emergir mais forte, mais gentil e mais sábio. Este é o momento de invocar o valor em nós, ficar juntos e vencer mais uma vez.

 

Dica do editor> a organização Arte de Viver apresenta vários cursos para o corpo e a mente. Procure em www.artedeviver.org.br

Tags

Autor