PISO ENFERMAGEM:

PISO SALARIAL ENFERMAGEM: profissionais de saúde pode ser TROCADOS por enfermeiros de piso inferior; entenda

Um exemplo dessa consequência é o aumento dos índices de demissão entre enfermeiros, que alcançaram 36,4% (140 mil demissões), e entre técnicos de enfermagem, que chegaram a 53,7% (446,7).

Imagem do autor
Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 26/05/2023 às 13:44 | Atualizado em 06/07/2023 às 15:55
Notícia
X

Frente às repercussões financeiras decorrentes da implementação do piso salarial da enfermagem, estão em andamento diversas pesquisas para avaliar as possíveis ramificações desse fato.

Uma delas envolve a potencial substituição de profissionais qualificados por outros setores da enfermagem que possuem uma remuneração inferior ao salário mínimo.

Embora o valor do piso salarial da enfermagem ainda não tenha sido refletido nos vencimentos dos profissionais beneficiados, sua iminência tem gerado preocupações nas instituições.

HAVERÁ SUBSTITUIÇÃO DE ENFERMEIROS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM?

Conforme um estudo realizado pelo portal Jota, há uma forte possibilidade de que setores nos quais os salários são mais altos sejam substituídos por trabalhadores menos qualificados, cujo piso salarial da enfermagem é mais baixo.

Um exemplo dessa consequência é o aumento dos índices de demissão entre enfermeiros, que alcançaram 36,4% (140 mil demissões), e entre técnicos de enfermagem, que chegaram a 53,7% (446,7).

Em contrapartida, houve um aumento no número de empregos para auxiliares de enfermagem, com a contratação de 202,9 mil profissionais dessa categoria, o que pode se tornar uma tendência com a implementação do salário mínimo da enfermagem.

DEMISSÕES DEVIDO AO SALÁRIO MÍNIMO DA ENFERMAGEM:

Nesse contexto, aproximadamente 383,5 mil trabalhadores seriam afetados por demissões, uma possibilidade mencionada também pelo ministro Roberto Barroso, que suspendeu o salário mínimo da enfermagem em 2022.

Além disso, a implementação do piso salarial da enfermagem poderia acarretar uma redução no número total de trabalhadores por cada 100 leitos, passando de 321,3 para 253,6, e por cada 10 mil habitantes, diminuindo de 67,4 para 49,4.

Estima-se que cerca de 119,4 mil leitos em todo o país seriam desativados caso a legislação do salário mínimo da enfermagem fosse aplicada imediatamente, sem a implementação de novas medidas orçamentárias.

LULA ASSINA PLN PARA PAGAR PISO SALARIAL ENFERMAGEM; VEJA MOMENTO

Tags

Autor