Coronavírus: Nas redes sociais, artistas estimulam seguidores a ficarem em quarentena

Nomes como Johnny Hooker, Elba Ramalho, Flaira Ferro, Caetano Veloso, Glória Pires e Gal Costa se pronunciaram sobre a importância das medidas de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus

Mayra Cavalcanti Rostand Tiago
Cadastrado por
Mayra Cavalcanti
Rostand Tiago
Publicado em 17/03/2020 às 10:02 | Atualizado em 17/03/2020 às 10:15
DIVULGAÇÃO
NOMES COMO CAETANO VELOSO, GLÓRIA PIRES E JOHNNY HOOKER LANÇAM LEMBRETES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA QUARENTENA - FOTO: DIVULGAÇÃO

O crescente número de casos do novo coronavírus no Brasil e no mundo, além da suspensão de atividades em escolas, faculdades e espaços públicos em geral, fez com que artistas utilizassem suas contas nas redes sociais a favor da quarentena. Na manhã desta terça-feira (17), a hashtag #ficaemcasa está entre os assuntos mais comentados no Twitter no Brasil.

O cantor Johnny Hooker fez uso dos stories no Instagram para conscientizar sobre os riscos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. "Só reforçando aqui para quem puder ficar em casa nesses dias, ficar em casa. Eu sei que nem todo mundo tem o privilégio, a oportunidade de ficar em casa, mas nas últimas 24h foram mais de mil casos registrados na Espanha, mais de 350 pessoas morreram na Itália de ontem para hoje", afirmou o artista.

A também pernambucana Flaira Ferro fez uma postagem em sua conta na mesma rede social compartilhando uma série de reflexões sobre o momento atual, feitas pela psicóloga Francesca Morelli, que giram em torno das relações humanas. "Esse vírus nos envia uma mensagem clara: a única maneira de sair disso é fazer ressurgir em nós a sensação de ajuda ao próximo, de pertencer a um coletivo, ser responsável e fazer parte de algo maior, que por sua vez, é responsável por nós. Co-responsabilidade: sentir que suas ações influenciam no destino das pessoas ao seu redor e que você também depende delas", diz um trecho.Já o cantor Romero Ferro relatou a aflição natural que a situação causa e o medo do futuro. "A gente vai ter que passar por esse momento, querendo ou não, aqui no Brasil e no mundo todo está acontecendo. A gente precisa ser criativo e precisa desenvolver coisas legais nesse momento", declarou, frisando as recomendações de isolamento social.

Elba Ramalho também postou em sua conta no Instagram uma mensagem para que seus seguidores permaneçam em quarentena. "Fica em casa. Por amor, por empatia. Não é por um, é por todos", dizia a mensagem. Geraldo Azevedo, que se apresenta ao lado de Elba na turnê do Grande Encontro, fez questão de deixar o recado para os seguidores: "Momento de recolhimento, meus amigos. Todos os meus shows agendados para as próximas semanas estão suspensos - em breve mais informações. Hora de nos unirmos para vencermos o #covid19. Ficar em casa, se assim for possível, é um ato de amor e respeito a si mesmo e ao próximo. #ficaemcasa".

Pedidos pelo país

Quem também se posicionou foi Caetano Veloso, também por meio de sua conta própria no Instagram. Incisivo, o músico reforça o coro da quarentena e apela ao senso de coletividade, reproduzindo as recomendações da OMS. "Parece que as pessoas não entenderam claramente que é necessário que se tome uma atitude de quarentena. Que as pessoas procurem evitar aglomeração (...) não é para a gente ver bares cheios, praias cheias e que as crianças em vez de irem a escola, vão aos parques. Se suspenderam as aulas, é para haver recolhimento".

Outra voz marcante da música brasileira que também se posicionou foi Gal Costa. Primeiro, ela fez uma postagem simbólica com trechos da canção Cuidando de Longe, composição de Marília Mendonça, presente no disco Pele do Futuro, o mais recente de Gal. Em seguida, ela foi mais sintética, compartilhando uma imagem com os simples dizeres "fica em casa".

Já a arte da artista plástica Rita Wainer reiterando a quarentena foi compartilhada por diversos outros artistas. Uma delas foi a atriz Glória Pires, protagonista da novela Éramos Seis, que teve sua gravações suspensas. Além de Glória, nomes como Alessandra Negrini, Elza Soares e Bruno Gagliasso também compartilharam a imagem.

"Quero tentar trazer alegria às pessoas e a mim também. Quero falar de coisa boa, tristeza já tem muita", comentou a cantora Teresa Cristina durante uma live no seu Instagram. Roberta Sá falou sobre um isolamento voluntário que está fazendo desde a última sexta-feira (13). "Não é sobre você ficar doente. É sobre não ficar doente, não passar adiante e não sobrecarregar o sistema de saúde. É sobre pensar no todo. Se informem, se alimentem bem e vamos nos encontrando aqui, nesse espaço virtual, pra gente diminuir o medo e a solidão", relata a artista, que vem fazendo lives cantando com o seu ukulele.

Comentários

Últimas notícias