QUADRINHOS

Em aventura publicada em 2017, Asterix e Obelix enfrentaram o vilão mascarado Coronavírus

Albert Uderzo, que criou a dupla nos anos 1950 com seu parceiro René Goscinny, faleceu nesta terça-feira (24) aos 92 anos

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 24/03/2020 às 16:19 | Atualizado em 24/03/2020 às 16:27
REPRODUÇÃO
Astérix et la Transitalique - FOTO: REPRODUÇÃO

Estamos na Europa de 50 anos A.C e um vilão precisa ser vencido na Itália. Seu nome? Por incrível que pareça – inclusive pelo fato de estar sempre mascarado -, Coronavírus. O cenário é fictício, da HQ Astérix et la Transitalique, lançada em 2017, representando assim o 37° volume das aventuras da famosa dupla gaulesa criada pelo ilustrador Albert Uderzo, que faleceu na manhã desta terça-feria (24), aos 92 anos. Ele criou os personagens em parceria com René Goscinny (1926-1977) em 1959.

>> Confira a trajetória de Albert Uderzo, co-criador de Asterix

No livro, Asterix e Obelix viajam até a Itália para acompanhar o amigo Agecanonix que precisa arrancar um dente. Enquanto isso, em Roma, um senador é acusado de corrupção e, para desviar a atenção da opinião pública, decide organizar uma competição de corrida de carroças puxadas por cavalos. O imperador Júlio César exige que o vencedor seja um romano para manter seu prestígio.

Obélix, sem saber dos bastidores da corrida, decide participar tendo seu parceiro Astérix como copiloto. Juntos, eles precisam enfrentar o cocheiro campeão chamado Coronavirus. Até então invencível, ele é conhecido por jogar sujo, trapaceando e adulterando as carroças dos concorrentes.

Astérix et la Transitalique é o terceiro livro da série realizado por Jean-Yves Ferri e Didier Conrad, herdeiros artísticos de Uderzo e Goscinny. Albert confiou nas mãos dessa nova dupla seus amados personagens em 2013. Com 84, ele foi relutante em se aposentar, mas, em entrevista ao jornal francês Le Figaro no ano passado, revelou que a decisão de parar tinha sido necessária para que todo seu trabalho não cessasse e corresse o risco de cair no esquecimento. Apesar de não desenhar mais, ele participava ativamente das ideias dos enredos das HQs.

Publicações no Brasil

Por aqui, as aventuras de Asterix e Obelix foram publicadas por diversas editoras, como Bruguera, Cedibra, Círculo do Livro, RGE e  Record com a maioria dos álbuns. Em janeiro deste ano, a Panini Comics anunciou que adquiriu os direitos para editar todos os livros no Brasil e que começaria as publicações em março. A versão brasileira de Astérix et la Transitalique, que permance inédito aqui, deve então fazer parte dos próximos lançamentos. 

REPRODUÇÃO
Astérix et la Transitalique - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Astérix et la Transitalique - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Astérix et la Transitalique - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Na HQ de 2017, a dupla francesa Astérix e Obélix precisa vencer o vilão Coronavirus - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Na HQ de 2017, a dupla francesa Astérix e Obélix precisa vencer o vilão Coronavirus - REPRODUÇÃO

Comentários

Últimas notícias