PROTESTO

Artistas se manifestam contra silêncio de Regina Duarte

Nomes como Marcos Caruso, Armando Babaioff, além de um outro grupo de artistas cobram posicionamentos da secretária especial de Cultura Regina Duarte; silêncio sobre mortes de Moraes Moreira, Rubem Fonseca e Garcia-Roza foi lamentado

Rostand Tiago
Cadastrado por
Rostand Tiago
Publicado em 20/04/2020 às 10:19 | Atualizado em 20/04/2020 às 10:36
Foto: Reprodução/YouTube
Regina Duarte vem sendo muito cobrada durante pandemia - FOTO: Foto: Reprodução/YouTube

Regina Duarte, secretária especial de cultura do Governo Federal, não se manifestou de nenhuma forma sobre o falecimento de três eminentes nomes da cultura nacional falecidos na última semana: o músico Moraes Moreira e os escritores Rubem Fonseca e Luiz Alfredo Garcia-Roza. O silêncio de Duarte incomodou alguns artistas, entre eles o ator Marcos Caruso, ex-colega de trabalho de Regina.

Caruso publicou um vídeo em seu perfil no Instagram para comentar a situação. Acompanhado da legenda "Cultura também é cultivar bons hábitos", o ator falou sobre a tristeza do momento, tanto pelas perdas dos artistas, como pelo descaso institucional. "Uma nota de pesar, em nome do Brasil, ao seus filhos eméritos, poderia ter sido dada. Seria o mínimo", afirmou o ator.

O silêncio de Regina Duarte também foi criticado por um outro ex-colega de emissora, o ator Armando Babaioff. Em seu Twitter, Armando falou em um "silêncio ensurdecedor" em relação ao falecimento de Moraes Moreira e Rubem Fonseca. "Regina Duarte, que queria tanto esse emprego, podia pelo menos postar uma fotinha no Instagram dela", declarou.

Alguns outros artistas já vinham cobrando posicionamentos e atitudes por parte de Regina Duarte. Tendo como mote a pergunta "Cadê você, Regina?", o grupo lança questionamentos sobre elementos como a liberação do Fundo Nacional de Cultura e a falta de apoio para a classe artística, que passa por dificuldades com os equipamentos culturais fechados e as produções suspensas. Nomes como Marcelo Várzea, Renata Carvalho, Fernando Eiras e Rubens Caribé questionam a ausência de Regina. Um outro grupo de artistas, batizado de Movimento Artigo 5º, também aumenta o coro em relação ao silêncio da secretária.

Comentários

Últimas notícias