Política

Sistema Nacional de Cultura terá nova diretora

O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio fez novas nomeações, todos para cargos em comissão, para alguns dos órgãos vinculados à Secretaria Especial da Cultura

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 08/04/2020 às 14:46 | Atualizado em 08/04/2020 às 14:46
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Em passagem pelo Recife, o ministro Marcelo Álvaro Antônio chegou sem trazer nada de novo, visitou a sinagoga e observou a decoração no Recife Antigo - FOTO: Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antonio fez novas nomeações, todos para cargos em comissão, para alguns dos órgãos vinculados à Secretaria Especial da Cultura, que tem a atriz Regina Duarte como titular oficialmente desde 4 de março - dias antes do início da quarentena para evitar o coronavírus.

Ele nomeou Andrea Abrao Paes Leme, advogada com especialização em licitações e processos administrativos, para o cargo de diretora do Departamento do Sistema Nacional de Cultura, da Secretaria da Diversidade Cultural, que é ligada à Secretaria Especial da Cultura.

Leia também: Regina Duarte se manifesta a favor de Bolsonaro sobre crise do coronavírus

Leia também: Bolsonaro veta indicada por Regina Duarte para a Secretaria da Diversidade

Andrea atuava na Agência Nacional de Transportes Terrestres e já passou pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo a Constituição Federal, o Sistema Nacional de Cultura é um "processo de gestão e promoção das políticas públicas de cultura democráticas e permanentes, pactuadas entre os entes da Federação (União, Estados e Municípios) e a sociedade, onde cada qual cumpre um papel relevante para o alcance de resultados comuns.

Por isso, o SNC é organizado em regime de colaboração, de forma descentralizada e participativa, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais."

Outras nomeações

Aline Iramina foi nomeada para exercer o cargo de diretora do Departamento de Política Regulatória da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual. Ela atua no governo pelo menos desde o início dos anos 2010 e já foi coordenadora de Legislação em Direitos Autorais, da Coordenação-geral de Regulação em Direitos Autorais.

Esteve, ainda, à frente da coordenação-geral de Regulação, Negociação e Análise da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, além de ter ocupado outros postos.

Leia também: Reunião de Mandetta com Bolsonaro foi tranquila. Apenas atualizações sobre a crise

Leia também: Pernambuco confirma mais 12 mortes e 49 casos de coronavírus em 24 horas; total de infectados salta para 401

Elizabete Pereira dos Santos é a nova chefe de gabinete da Secretaria da Economia Criativa, que é comandada por Aldo Luiz Valentim.

Já André Luis da Silva Masullo será coordenador da Coordenação-Geral de Fiscalização, Combate à Pirataria e Tráfico de Bens Culturais, do Departamento de Registro, Acompanhamento e Fiscalização, da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual. Ele atua no órgão desde meados dos anos 2010.

Por fim, Thiago Maciel Costa Oliveira, que já foi assistente técnico da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e passou pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, será coordenador-geral de Regulação, Negociação e Análise, do Departamento de Política Regulatória da Secretaria de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, que tem Alessandra da Silva Martins como secretária.

Comentários

Últimas notícias