Cinema

Filme pernambucano será exibido na TV para toda a Rússia nesta terça-feira (21)

'Leonardo Bastião, o Poeta Analfabeto', de Jefferson Sousa, vai ao ar na TV Brics

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 20/04/2020 às 18:58 | Atualizado em 20/04/2020 às 18:58
DIVULGAÇÃO
Documentário de Jefferson Sousa conta a história do poeta Leonardo Bastião - FOTO: DIVULGAÇÃO

O documentário Leonardo Bastião, O Poeta Analfabeto, do jornalista pernambucano Jefferson Sousa, que representou o Brasil em um encontro cultural do Brics na Índia em março de 2020, será transmitido através do canal televisivo TV Brics para toda a Rússia nesta terça-feira (21), pontualmente às 11h27 no horário de Brasília (17h27 no horário de Moscou), com link disponível para ser assistido gratuitamente em qualquer lugar do mundo online (clique aqui).

>> Documentário leva voz de poeta analfabeto do Pajeú ao mundo

>> Especial: Poetas analfabetos do sertão do Pajeú de Pernambuco

A obra foi rodada em Itapetim, no interior de Pernambuco, e conta história real de Leonardo Bastião, um poeta iletrado que construiu, através da sua poesia metrificada de improviso e sua conexão com o meio ambiente, um universo cultural avassalador.

Para a exibição na Rússia, o filme foi totalmente dublado para o russo pela própria TV Brics, que tem a coordenação da jornalista e cineasta russa Janna Tolstikova, no intuito de que o documentário atinja o maior número de espectadores possíveis no maior país do mundo em extensão territorial.

Em 2019, Leonardo Bastião, o Poeta Analfabeto rodou dez países e venceu prêmios em festivais de cinema internacionais nos países Brasil, Índia, Japão, Rússia e Bósnia, com a presença do diretor Jefferson Sousa no último. Na cidade do Recife, o filme foi exibido no mês de novembro de 2019, no teatro do Cais do Sertão e no Cinema da Fundação (Museu). A obra já está disponível na íntegra, no canal de Jefferson Sousa no YouTube (clique aqui).

CONFIRA O TRAILER:

Comentários

Últimas notícias