LUTO

João Carlos Paes Mendonça e outros líderes empresariais lamentam morte de Ricardo Brennand

Brennand faleceu na madrugada deste sábado (25)

Rute Arruda
Cadastrado por
Rute Arruda
Publicado em 25/04/2020 às 9:20 | Atualizado em 26/04/2020 às 17:40
CHIC PORTO/ACERVO JC IMAGEM
O empresário colecionou, além de objetos de arte, grande admiração em diversas áreas - FOTO: CHIC PORTO/ACERVO JC IMAGEM

O falecimento do empresário e colecionador de arte Ricardo Brennand, na madrugada deste sábado, 25 de abril, vítima do novo coronavírus, deixou a cultura e a economia pernambucana de luto. Criador do Instituto Ricardo Brennand, que já foi reconhecido como melhor museu do Brasil, o industrial colecionou, além da arte e os negócios, grande admiração devido a sua trajetória. Atuou em diversos ramos empresariais, da indústria de cimento à área imobiliária, passando pela indústria de vidros, de açúcar e setor energético. Vários líderes empresariais manifestaram pesar pela perda e se solidarizaram à dor da família. Confira abaixo algumas manifestações.

João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM

"É uma perda imensa para todos. Eu, particularmente, perco um grande amigo. Há menos de dois meses, ele me visitou na JCPM e pudemos conversar longamente sobre vários assuntos. Foi nosso último encontro. Era uma pessoa com quem tinha um relacionamento de amizade e admiração. Deixa um legado tanto no setor empresarial quanto cultural, através do Instituto que leva seu nome. Pensando na coletividade, batalhou o quanto pode para a criação do hospital do Instituto do Fígado, obra que, se Deus quiser, será concluída".

Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Conselho de Administração do Bradesco

“A morte do empresário, intelectual, colecionador e mecenas Ricardo Brennand é uma perda sensível para o Brasil, para os seus inúmeros amigos e admiradores e, sobretudo, para todos aqueles que cultuam a preservação de nossa história e de nossa cultura. Ele deixa um legado importante e concreto – o Instituto Ricardo Brennand – um dos maiores centros culturais do País e um ponto de referência para pesquisadores e para todos os que se interessam, de forma particular, pelo nosso passado colonial. A Brennand, e aos seus familiares, os nossos sentimentos e os nossos agradecimentos”.

Octavio de Lazari Jr, presidente executivo do Bradesco

“Com profundo pesar, manifestamos nossas condolências à família, aos amigos e ao povo de Pernambuco pela passagem, de modo tão repentino, do nosso amigo e parceiro Ricardo Brennand. Em sua trajetória quase centenária, ele foi muitos homens em um só. Todos eles exemplares. Empresário de visão, empreendedor incansável, patrono das artes e disseminador de cultura, Brennand construiu uma história de vida única e formidável. Com a missão de promover o desenvolvimento econômico de Pernambuco, ergueu ao longo do século 20 um dos mais importantes conglomerados industriais do Nordeste e, portanto, do País. Venceu dificuldades, criou oportunidades e, sobretudo, promoveu prosperidade para a sociedade à qual tanto se dedicou. Entre suas grandes realizações, o Instituto Brennand passa a ter agora o duplo papel de compartilhamento de um dos acervos mais ricos do Brasil e da preservação da memória de seu criador, para que outros aprendam com seu exemplo.
Neste momento de consternação, reiteramos nossos votos de estima e pronta recuperação à Dona Graça Maria, em nome de quem desejamos saúde e paz para toda a família Brennand”.

Marcelo Noronha, vice-presidente executivo do Bradesco

“O comprometimento com o desenvolvimento econômico e social, o amor pelas artes e a permanente missão de compartilhar cultura e conhecimento marcam a grandiosa biografia de Ricardo Brennand. Em sua profícua trajetória de vida, abruptamente interrompida, ele escreveu uma profunda lição de empreendedorismo pioneiro, visão estratégica e amplo compromisso com a sociedade. Da história de Pernambuco, é um capítulo central, que explica a pujança econômica do Estado ao qual ele dedicou seguidas demonstrações de amor.
Profundamente consternados com a notícia do falecimento de Ricardo Brennand, apresentamos nossas condolências à família e estimas de pronta recuperação para d. Graça Maria Brennand, sua parceira na construção da grande obra de toda uma vida em comum”. Muitos executivos locais também deram o seu depoimento.

Paulo Peres, presidente do Grupo BCI

"Lembro de Ricardo Brennand como um engenheiro de 'chão de fábrica'. Era uma pessoa de grande conhecimento, inteligente e de conversa expansiva. Tinha um profundo sentimento de positividade em relação a vida empresarial. Cabe a família perpetuar o legado dele para as futuras gerações”.

Frederico Vilaça, presidente do Grupo Cavalcanti-Petribú 

"Ricardo Brennand era uma pessoa de hábitos simples e pensamento amplo. Ele era um homem incomum, que transitava por diversas áreas e que tinha uma verdadeira preocupação com as questões sociais. Tanto que deixou seu legado para a indústria, para a cultura e também para a saúde com o Instituto do Fígado, que ajudou a fundar junto com o empresário João Carlos Paes Mendonça”.

Celso Muniz, presidente do Grupo CM

"Tínhamos uma amizade de mais de 40 anos. Era um grande homem e um grande pernambucano. Ele era um criador de empresas, perdemos muito com a sua ida mas seu legado vai continuar, tenho certeza”.

Cecília Freitas, publicitária, ex-presidente do Grupo Nove e atual presidente da BG9

"Me considero privilegiada por ter feito a primeira campanha publicitária do Instituto Ricardo Brennand. Eu não conhecia Ricardo Brennand antes deste trabalho mas quando ele nos apresentou o projeto do IRB, pude conhecer o empresário e o sonhador. E vi como as duas coisas se completavam nele. Fizemos a campanha com amor e dedicação, porque foi isso o que ele nos passou e vimos o quanto a realização daquele sonho iria se perpetuar no futuro, como de fato aconteceu”.

 

 

 

Evaldo Cruz Neto, superintendente da Sudene

“Ricardo Brennand construiu seu sonho, hoje, eternizando-o. Empreendedor de sucesso, com sua sensibilidade e grandes gestos, fundou o Instituto que leva seu nome, deixando um dos mais importantes legados nas artes, motivo de orgulho e admiração de todo o mundo. Nossa homenagem e gratidão. A toda família, um profundo pesar”.

Sindaçúcar 

"Amigos
Cumpre-nos registrar o falecimento de dr. Ricardo Brennand, ex-diretor, muito atuante de nosso Sindaçúcar .
Pernambuco está consternado por essa dolorosa perda.
Um engenheiro, empreendedor de muito destaque, realizador e inovador .
Pessoa generosa, simples e muito humana.
Pertencia a uma geração de engenheiros que dignificaram muito o nosso estado e o Brasil.
Que Deus o tenha em justo descanso.
O nosso Sindaçúcar está de luto".

 

Comentários

Últimas notícias