Direito autoral

'Vamos abrir caixa-preta do ECAD', diz Felipe Carreras sobre polêmica de direitos autorais

Deputado pernambucano gerou polêmica após emenda que afetava regras sobre direitos autoriais no Brasil

Gabriela Carvalho
Cadastrado por
Gabriela Carvalho
Publicado em 12/05/2020 às 11:43 | Atualizado em 12/05/2020 às 12:26
LÉO MOTA/JC IMAGEM
Deputado federal Felipe Carreras vem dialogando constantemente com dirigentes do Náutico, Sport e Santa Cruz sobre PL do Profut - FOTO: LÉO MOTA/JC IMAGEM

Em entrevista ao Passando a Limpo nesta terça-feira (12), o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE) afirmou que vai continuar debatendo sobre as questões de direitos autoriais no Brasil e que vai cobrar mais transparência do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). 

Carreras virou o centro da discussão do assunto após discutir com a cantora Anitta em uma live no Instagram sobre a pauta na noite de terça-feira (5).

>> Anitta e Felipe Carreras debatem projeto polêmico sobre direitos autorais em live no Instagram

O parlamentar explicou aos jornalistas da Rádio Jornal que havia retirado a emenda da Medida Provisória (MP) 948/20, que ainda será votada e tem como finalidade mudar a arrecadação dos direitos autorais. 

"Nós achamos por bem retirar uma emenda que havia sido coloca na MP 948, mas não desistimos de debater direito autoral e o ECAD. A gente sabe que tem muito artista que não recebe um centavo do ECAD ou uns que recebem muito pouco. Muitos criticam a forma obscura dessa entidade."

>> Anitta enfrenta Felipe Carreras em live: 'Você não está do nosso lado'

O deputado ainda criticou falta de supervisão quando se trata da entidade e reiterou que vai continuar cobrando e investigando.

"Tem muito parlamentar que se acovarda quando aparece os garotos-propaganda do ECAD. O ECAD escala a Anitta, Caetano Veloso, escala grandes nomes do cenário nacional. Que são esses grandes nomes são os que mais arrecadam, estranhamente. Então esses nomes vão para a linha de frente e tem gente que teme. Eu não vou temer", alertou.

>> “Pode ser Anitta ou quem for, eu quero transparência”, diz deputado Felipe Carreras sobre direito autoral no Brasil

Quando questionado sobre a necessidade de discutir essa pauta durante uma pandemia, Carreras justificou que a matéria não seria votada agora e que não havia necessidade dela ser assunto de discussão nesse momento.

"É absolutamente inoportuno nós estarmos tratando de ECAD, direito autoral. Vejam como essa entidade é covarde. O tema iria ser votado e eu conversei com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e sugeri que retirássemos da pauta o tema de direito autoral pelo momento que estamos vivendo. Como existia uma cobrança do setor turístico para votar a matéria, nós decidimos transferi-la para um outro momento. E qual seria esse momento? Na votação da MP 948, que só será votada em agosto. Não era para esse assunto estar na pauta", justificou.

Comentários

Últimas notícias