Televisão

Com participante gay, 'De Férias Com o Ex Brasil' estreia sexta temporada nesta quinta (21)

Reality show foi gravado em Jericoacoara (CE) e é transmitido pela MTV e pelo Amazon Prime

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 20/05/2020 às 13:50 | Atualizado em 20/05/2020 às 15:17
MTV/Divulgação
Dia dos Solteiros no Brasil é comemorado neste dia 15 de agosto - FOTO: MTV/Divulgação

Um produto cultural deixa de ser apenas uma atração para se tornar um fenômeno quando se infiltra no imaginário coletivo e se torna quase um sinônimo para alguma situação. Foi o que aconteceu com o De Férias Com o Ex Brasil, reality show que chega à sexta temporada nesta quinta-feira (21), com estreia simultânea na MTV e no Amazon Prime. A já icônica imagem dos ex-companheiros e ficantes saindo do mar virou um meme entre os jovens e, buscando dialogar ainda mais com esse público, o programa volta com novidades, entre elas o primeiro participante gay.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Elenco fabuloso!! Salve-se quem puder! ????????#exnamtv #deferiascomexbrasil

Uma publicação compartilhada por Joao Hadad (@joaohadad) em

De Férias com o Ex parte de uma premissa simples para criar um tipo de entretenimento que fascina justamente por apresentar participantes sem filtros, dispostos a aparecerem em situações sexuais, de embriaguez e em brigas acaloradas. É o completo oposto de reality shows como o Big Brother Brasil, nos quais, por dependerem da aprovação do público, os participantes medem cada palavra com medo de serem eliminados ou "cancelados".

Já na atração da MTV, quanto mais desbocado e barraqueiro o participante for, mais chances tem de se tornar protagonista e lucrar como influenciador digital. Afinal, lá não há prêmio a ser conquistado a não ser a fama nas redes sociais. Alguns ex-participantes, como Gui Araújo (atual namorado de Anitta), Gabi Prado, Gabi Brandt, Jhenyfer Dulz, conhecida como Bifão e Tati Dias estão até hoje colhendo os frutos de sua passagem pelas edições anteriores.

SEXTA TEMPORADA

Nesta nova temporada, que conta com 12 episódios (com exibição de um por vez, semanalmente), dez jovens solteiros iniciam as férias em uma mansão localizada em Jericoacoara (CE). A cada episódio, o ex de algum deles sai, literalmente, do mar e é inserido na dinâmica da atração. Entre as novidades deste ano está a inclusão no elenco de um homem gay, o professor de canto Rafael Vieira, de 30 anos.

Segundo Tiago Worcman, vice-presidente sênior de música e entretenimento da Viacom na América Latina, a sexualidade dos participantes não é um critério levado em consideração na hora de escalar o elenco. É mais importante que se tenha o "perfil De Férias com o Ex". Apesar dessa afirmação, é facilmente observado que os participantes que não se enquadravam na heteronormatividade eram exceção, geralmente bissexuais e mulheres. Esteticamente, também há um padrão de pessoas brancas, entre 20 e 30 anos, saradas e tatuadas.

"A gente sempre busca bom personagens, pessoas que tenham um conteúdo rico, que seja interessante, sem necessariamente olhar qual é a sexualidade da pessoa", disse em coletiva de imprensa virtual realizada terça-feira (19).

Para Rafael, sua participação pode ajudar a naturalizar a diversidade sexual e que quer ser enxergado para além de sua sexualidade. Ele, inclusive, disse que as pessoas vão se surpreender com algumas ações suas na casa, que expandem a percepção sobre desejo e sexualidade (no primeiro episódio, por exemplo, ele beija uma mulher).

"A gente sabe que este nome, 'Gay do De Férias com o Ex', está criando um marco, mas é interessante que seja prezado o aspecto de ser humano sem rótulos", afirmou o participante.

De acordo com Tiago Worcman, é possível que seja realizada uma edição do programa só com pessoas LGBT, assim como ocorreu com o programa Are You The One? nos Estados Unidos.  

Entre as novas dinâmicas da sexta temporada estão a Cabine dos Segredos e Sala da Verdade. Os espaços funcionam como confessionários onde eles podem desabafar sobre as confusões na casa, assim como votar em categorias como Crush do Momento - o vencedor dessa dinâmica poderá escolher seu par para um date ou até para a suíte master.

A sexta temporada do De Férias Com o Ex Brasil conta ainda com o retorno de Matheus Crivella, conhecido como Novinho, participante da edição de 2019. Além de Rafael e Matheus, os integrantes iniciais da atração são Bárbara Morais, Flavia Caroline, Jéssica Marisol, Mayara Cardoso, Mina Winkel, Caio Cabral, João Hadad e Igor Adamovich.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Diversão, emoção e pânico total! ???????? A NOVA TEMPORADA do DE FÉRIAS COM O EX BRASIL estreia quinta, 22h, na MTV! Quem aí tá ansioso? #ExNaMTV

Uma publicação compartilhada por MTV Brasil (@mtvbrasil) em

Muito criticado em edições passadas por reforçar atitudes machistas dos participantes, o programa poderá contar com uma pauta mais feminista, segundo informaram algumas participantes durante a coletiva de imprensa. Mina Winkel apontou que muitas vezes se posicionou contra falas e comportamentos dos homens e que levantou debates com as outras participantes no sentido de conscientizá-las sobre a importância de desconstruir esses padrões.

O programa terá ainda shows de MC Rebecca, Kevin O Chris e Matuê. Para a estreia, além da MTV e da Amazon Prime, Clientes SKY (pré-pago) e Vivo terão sinal aberto para todos os assinantes nesta data.

Comentários

Últimas notícias