SEMANA DOS MUSEUS

Museus do Recife se unem nas redes sociais através do projeto #MuseAção

Equipamentos culturais integram a 18° Semana dos Museus, desta vez com programação virtual devido à pandemia

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 21/05/2020 às 18:37 | Atualizado em 21/05/2020 às 18:49
Depois de ameaça de fechar, Paço do Frevo sobrevive e avisos prévios de servidores são suspensos.
FOTO: Depois de ameaça de fechar, Paço do Frevo sobrevive e avisos prévios de servidores são suspensos.

A semana que sucede cada 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, é celebrada em todo o Brasil como Semana dos Museus. Este ano marca a 18° edição da ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que agrega também equipamentos culturais do Recife. O Paço do Frevo, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), o Museu da Abolição, o Instituto Ricardo Brennand, o Cais do Sertão, o Museu da Cidade do Recife, o Museu Militar do Brum e a Galeria Janete Costa se uniram através das redes sociais para comemorar a pluralidade das expressões artísticas e refletir sobre a relação entre espaços e público.

Leia também: Do Louvre a Inhotim: conheça museus que oferecem visitas virtuais gratuitas

Profissionais da Dança buscam soluções para enfrentar dificuldades causadas pelo coronavírus

Dentre as ações promovidas está o projeto #MuseAção, idealizado pelos gestores do Paço do Frevo. Através desta hashtag, cada local postou em suas redes sociais uma foto de um detalhe de outro museu e convidou os internautas a adivinharem qual. Uma estátua, uma escada, um pedaço de um mural e até objetos intrigaram os visitantes - agora virtuais. Os mais atentos e mais assíduos dos museus recifenses acertaram facilmente a charada através dos comentários.

Programação virtual

Além desta ação conjunta, cada equipamento está promovendo lives e postagens até o próximo domingo (24) voltadas à Semana dos Museus. O Paço do Frevo apostou na Ocupação Digital com o ao bailarino, capoeirista, professor e pesquisador Orun Santana que, nesta sexta (22) promove uma aula virtual de dança para crianças no Instagram do Paço do Frevo, às 10h.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

A dança é uma das primeiras formas de expressão que aprendemos e pode ser uma atividade com muitos benefícios para o desenvolvimento de diferentes habilidades na infância. A variedade das danças que compõe o cenário brasileiro agregam muito no repertório das crianças, encantando e descolonizando os corpos de referências e crenças limitantes sobre o corpo. Ao conhecer as danças podemos aprender também sobre nossa origem, história e a cultura do povo brasileiro. Amanhã (22), às 10h, nosso @orun.santana chega para nosso #OcupaçoDigital e já começa com tudo em uma live exclusiva! Orun Santana é artista pernambucano, diretor, bailarino, capoeirista, professor, pesquisador em dança e cultura afro-brasileira, formado pelo Centro de Educação e Cultura Daruê Malungo, pelos mestres Vilma Carijós e Meia-noite. Brincador da cultura popular faz das vivências com as danças e brinquedos lugar de pesquisa corporal e investigações artística para a cena. Atualmente é diretor artístico da Cia. de dança Daruê Malungo e realiza o espetáculo solo intitulado Meia noite, que se apresentou em festivais como o FAN (BH) e a MITSp. Durante a quarentena do covid-19 o artista iniciou o projeto “Dança pra Criança”. Que nesta sexta estará compartilhando o mover conosco. Neste fim de semana você saberá mais um pouco sobre sua prática artística. #frevo #museuemcasa #dançapracriança #dancapracrianca #danca #culturapopular #música #live

Uma publicação compartilhada por Paço do Frevo (@pacodofrevo) em

Ao longo da semana o Cais do Sertão promoveu debates que foram gravados e estão disponíveis na íntegra no Instagram. "Perspectivas da gestão de equipamentos culturais na pandemia e no pós-pandemia", "Governança em museus em tempos de pandemia e perspectivas para o pós-pandemia" e "Conservação e preservação de acervos museológicos" foram os temas debatidos.

O Museu da Abolição realiza neste sábado (23) uma contação de história em live, às 16h16, com Kemla Baptista a partir da temática "A criação do mundo (Orun Ayiê) e outros mitos das tradições africanas bantu e nagô". A conversa intitulada "A importância da contação de histórias e da arte educação para a construção de uma educação antirracista" realizada nesta quinta (21) também está disponível no IGTV do perfil do museu.

Já o Mamam disponibilizou em suas redes sociais um aula em vídeo sobre fabricação de pigmentos naturais e o Museu do Homem do Nordeste postou vídeos com depoimentos e explicações de colaboradores do equipamento sobre questões como arte popular, cinema, crochê e isolamento social.

Vale lembrar ainda que tanto o Mamam quanto o Paço do Frevo estão virtualmente abertos para visitação através da plataforma Google Arts and Culture, assim como muitos museus, sítios históricos e galerias do mundo todo.

Comentários

Últimas notícias