Autora de um dos maiores fenômenos literários recentes, a saga Harry Potter, a britânica J.K. Rowling anunciou no último mês de maio que iria publicar gratuitamente e de maneira online um livro infantil escrito há uma década e até então inédito. O objetivo, segundo ela, é contribuir com a rotina das crianças que se encontram em isolamento social. A partir desta quarta-feira (3), as crianças brasileiras também podem se alegrar, pois O Ickabog está também disponível em português.
Leia também: Harry Potter completa 20 anos no Brasil e segue marcando gerações
Leia também: J.K. Rowling aconselha fã no twitter
A cada dia é liberado um capítulo no site www.theickabog.com e, até o momento, além do português e do inglês, a obra está disponível em francês, italiano, alemão e espanhol. "A ideia de 'The Ickabog' veio à minha mente quando eu ainda escrevia 'Harry Potter', queria publicá-la mais tarde", explica a autora. O livro acabou ficando guardado e, recentemente, ela decidiu - literalmente! - tirá-lo do sótão de sua casa e publicá-lo.
O capítulo final irá ao no próximo dia 17 de julho. Escrito para ser lido em voz alta, O Ickabog é ambientado em uma terra imaginária e é uma história completa e independente, não relacionada a outras obras da autora.
Após a publicação online e gratuita, o livro irá ganhar uma versão impressa e digital e os direitos autorais das vendas serão direcionados para projetos que ajudam grupos particularmente afetados pela pandemia.
Concurso para as crianças
Com o desejo de que os pequenos leitores se envolvam com a história à medida que ela se desenrola, J.K. Rowling está convidando as crianças de 7 a 12 anos de cada país para ilustrar seu novo livro. Os pais e responsáveis são incentivados a participar inscrevendo desenhos dos seus filhos em uma competição oficial de ilustrações realizada, em cada país, pelas editoras que publicam J.K. Rowling.
Cada edição terá ilustrações de crianças de cada país e as inscrições para o concurso de ilustrações brasileiro serão abertas na próxima semana no Brasil no site do concurso coordenado pela Editora Rocco.
Comentários