O ator Ian Holm faleceu aos 88 anos, em Londres. Holm é conhecido por obras que passam pela trilogia Senhor dos Anéis, o marco do terror Alien e o drama esportivo Carruagens de Fogo. A informação foi confirmada por seu agente ao jornal britânico The Guardian. "Ele morreu em paz no hospital, com seus familiares e cuidadores", diz o comunicado da agência. Holm tinha mal de Parkinson e sua morte foi decorrente de complicações da doença.
Seu primeiro papel de grande impacto foi em Alien: O Oitavo Passageiro (1979), de Riddley Scott, em que Holm deu vida ao enigmático androide Ash, contracenando com nomes como Sigourney Weaver e John Hurt. Poucos anos depois, interpretou um treinador esportivo em Carruagens de Fogo, que lhe rendeu um prêmio BAFTA e uma indicação ao Oscar. Trabalhou também com nomes de peso como Terry Gilliam, David Cronenberg, Luc Besson e Martin Scorsese.
No começo dos anos 2000, Holm voltaria a povoar o imaginário da cultura pop ao interpretar Bilbo Bolseiro, personagem marcante do universo literário de J.R.R. Tolkien na trilogia O Senhor dos Anéis, reprisando o papel anos depois em participações na trilogia O Hobbit, na qual seu personagem é protagonista em uma versão mais jovem, vivida por Martin Freeman.
Sua carreira começou no teatro ainda jovem, passando por várias companhias importantes da Inglaterra, indo também atuar na Broadway. Por lá, conquistou um prêmio Tony, um dos mais importantes do teatro, pela peça The Homecoming.
Comentários