PREMIAÇÃO

Prêmio Sesc de Literatura 2020 divulga vencedores

Premiação acontece anualmente desde 2003. Os vencedores, tanto da categoria Romance quanto Conto, terão seus livros publicados pela editora Record

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 19/06/2020 às 16:18 | Atualizado em 19/06/2020 às 16:21
DIVULGAÇÃO
VENCEDORES Caê Guimarães e Tônio Caetano venceram respectivamente nas categorias romance e conto - FOTO: DIVULGAÇÃO

O Sesc anunciou nesta sexta-feira (19) os autores vencedores da edição 2020 do seu prêmio literário anual. Este é o 17° ano e foram inscritos 1.358 livros. Caê Guimarães, nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, ganhou na categoria romance, com o livro Encontro Você No Oitavo Round, e o gaúcho Tônio Caetano venceu a categoria conto, por Terra nos Cabelos.

>> Confira o resultado da chamada pública do Sesc #CulturaemRedeSescPE

>> Autores pernambucanos são selecionados em edital do Itaú Cultural

Ambos os livros serão publicados pela editora Record, como já é tradição. Desde de sua primeira edição, em 2003, o Prêmio Sesc de Literatura vem revelando nomes talentosos da literatura brasileira contemporânea. Dos livros inscritos este ano, 692 foram romances e 666 contos.

Os livros são inscritos gratuitamente pela internet e protegidos por anonimato. Em seguida, as obras são avaliadas por escritores profissionais, cujos nomes mudam a cada edição, e escolhem os vencedores pelo critério da "qualidade literária", de acordo com o Sesc. Esse ano as comissões foram comandadas por Renata Pimentel e o poeta pernambucano Samarone Lima, na categoria romance, e por Ana Paula Maia e Marcelo Moutinho, na categoria conto.

Vencedores

Caê Guimarães nasceu em 1970 no Rio de Janeiro. Foi criado no Espírito Santo, onde vive atualmente. É poeta, escritor, jornalista, redator e roteirista. Segundo o Sesc, com o novo livro, o escritor apresenta uma narrativa que trata de redenção: um pugilista se debate entre um incômodo zumbido e a memória de outra ocupação antes de se dedicar ao boxe. Dias antes da sua última luta, ele conhece uma jornalista disposta a desvendar o que o fez tomar o caminho dos ringues.

Tônio Caetano nasceu em Porto Alegre, em 1982. Trabalha como servidor público municipal e é especialista em literatura brasileira pela PUC-RS. No volume de contos Terra nos Cabelos, o escritor explora diferentes percursos da mulher na sociedade, abordando o mundo do trabalho, o primeiro beijo, ritos de iniciação e as violências externas e internas submetidas ao sexo feminino.

Comentários

Últimas notícias