Música

Os 30 anos de 'Lua de Cristal': uma 'lua' que nasceu de tarde

Michael Sullivan conta ao JC a história da famosa composição que marcou o filme homônimo protagonizado por Xuxa Meneghel, escrita em parceria com Paulo Massadas

Robson Gomes
Cadastrado por
Robson Gomes
Publicado em 22/06/2020 às 10:58 | Atualizado em 22/06/2020 às 11:05
INSTAGRAM/REPRODUÇÃO
Michael Sullivan, junto com Paulo Massadas, compôs a música que mudou o nome do filme de Xuxa Meneghel - FOTO: INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Compositor de inúmeros sucessos da Música Popular Brasileira, é de Michael Sullivan, em parceria com Paulo Massadas, a autoria da música Lua de Cristal, interpretada por Xuxa Meneghel. A canção, encomendada para a trilha sonora de um novo filme da loura, quando ainda era chamado de Xuxa e os Guerreiros Invencíveis, tomou proporções maiores e acabou se tornando o título do filme, interferindo em parte de seu roteiro final e marcando uma geração através dela.

>> Os 30 anos de 'Lua de Cristal': um clássico do cinema brasileiro

>> Entrevista: Xuxa Meneghel manda mensagem para Recife

>> Xuxa Meneghel emociona eternos baixinhos no Classic Hall

No clima das comemorações dos 30 anos de lançamento de Lua de Cristal nesta segunda-feira (22), o Jornal do Commercio conseguiu entrar em contato com Michael Sullivan, que contou, com carinho, sobre os detalhes e o processo de composição deste grande hit infantil de 4 minutos e 20 segundos que fez história na carreira de Xuxa e de eternos baixinhos até hoje. Confira.

Lua de Cristal, por Michael Sullivan

"Verdade como passa o tempo, e passa de um jeito que tudo se perpetua e nada se esquece. E isso já muito me maravilha!

Lua de Cristal está bem vivo na minha memória. O filme e a essência de “...Os sonhos sempre vem pra quem sonhar...”. Chegamos aos 30 anos do filme, e o amor voltou para o remetente.

Me reuni para compor esta música às 14hs com [Paulo] Massadas e finalizamos às 18hs. Gravei numa fita simples e enviei para Xuxa pelo portador. Às 21h, a Xuxa me deu o feedback que amou a música e que iria mudar o nome do filme, que era Xuxa e os Guerreiros Invencíveis, para o nome da nossa composição, que era Lua de Cristal.

Melodicamente e musicalmente, posso dizer que a minha tentativa foi de expressar um pedido que recebi da Xuxa, e de somar forças que não poderiam me faltar para lutar, em ter música para corresponder ao sonho de todos... da Xuxa, das Paquitas, dos baixinhos, dos crescidinhos, dos pais, do País e aos meus sonhos.

A introdução densa e enunciativa reflete o primeiro impacto do convite ao sonho, logo, a força para ir a batalha, ir à luta simplesmente armado de amor, de fé, de amizade, de cumplicidade, afinal todos nós precisávamos de chegar numa Lua. E dizer para a Lua que pra nós ela era linda, perfeita, vital! E pegamos nas mãos a beleza de um cristal, que se assemelha Lua. Cristal esse que ainda tenho na sala de casa.

Em toda construção melódica, a música segue a tônica de esperança, de força, onde as mãos batem os tambores dizendo “... não existe mal nenhum...” Porque quando Deus é por nós, quem será contra?

E fui tomado por todos esses sentimentos, e coloquei melodia neles, e o arranjo neles, cada solo e cada compasso. E tudo muito cuidadosamente a quatro mãos com Paulo Massadas. E a intérprete traduziu tudo isso com a sua voz. O meu objetivo e também o da Xuxa, era de transmitir que “ ...o sonho está no ar, o amor me faz cantar...”. Não é o cantor que faz cantar, é o amor que faz o ser humano cantar e é o que contagia o próximo.

Pensar na Xuxa, sempre me inspirou a olhar para natureza, para o milagre da vida, a ouvir os animais que nos compõem, e diga-se de passagem, são melhores que nós em muitas coisas... Então olhando para as estrelas lembro da Xuxa, para o sol, para a lua, para as florestas, para as árvores, para o doce da vida.

E assim, não só o filme Lua de Cristal foi construído na terra para ecoar na Lua, mas todos os 20 discos que produzi da Xuxa, as mais de 100 canções que compus para ela, a pedido dela, ecoam por aí quando nós somamos o nosso objetivo, que é de servir ao próximo".

Comentários

Últimas notícias