Artes da cena

Coluna Terceiro Ato: Grupos de teatro encontram alternativas com lives

Lives, podcasts e mais ações têm movimentado as redes em meio à pandemia

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 03/07/2020 às 11:38
DIVULGAÇÃO
TEATRO Grupo João Teimoso promove lives enquanto atividades nos teatros estão suspensas - FOTO: DIVULGAÇÃO

O grupo João Teimoso tem utilizado as redes sociais para promover uma série de atividades durante o isolamento social. Com as ações presenciais interrompidas por conta da pandemia, inclusive o curso de formação de atores que mantém há 20 anos, o coletivo conta com a colaboração do público, por meio de uma campanha de financiamento, para garantir sua sobrevivência.

Dia 3 de julho, o diretor Oséas Borba Neto conversa com o ator e poeta Tony Borba sobre arte, políticas culturais e o "novo normal", através do Instagram (@sarau.dasartes). As programações virtuais podem ser acompanhadas também através do perfil @grupojoaoteimoso.

Há 11 anos, o João Teimoso encabeça o Movimento Guerrilha Cultural, que tem articulado escutas com a classe e a sociedade civil, buscando também soluções para o setor junto ao poder público.

Sucesso 

A primeira temporada de Tudo Que Coube Numa VHS, do Magiluth, se mostrou um sucesso. Ao todo, a ação imersiva, realizada virtualmente, foi apresentada 1.605 vezes, o equivalente a 33 dias de encenação, atingindo pessoas do Brasil e mais 18 países. Novas apresentações devem ser anunciadas em breve.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

"GENTE É PRA BRILHAR NÃO PRA MORRER DE FOME" Esses dados enchem nossos corações de orgulho da nossa trajetória e relação com o público. Vocês são demais. Breve resumo: 1. Pandemia. Caixa zerado, tudo foi investido no @casaraomagiluth — agora obrigado a fechar as portas. Isso era 18/03. A grana que tínhamos daria para as contas de março, mas e depois? Trancados em casa, a princípio impedidos de exercer nosso ofício. Pensamos em live, adaptação de peça pra redes, estrear nosso projeto tortos. Nada nos agradava. Giordano tem uma ideia.???? Os boletos não param de chegar: 05 de maio, vencimento. Três mil e pouco no caixa. Nossas contas, agora com o Casarão, batem os 20 mil mensais. O que fazer?! Tirar 9 mil de cheque especial da conta de um integrante. - É pandemia, minha gente. Como vamos comer? O banco espera. Dia 07/05 estreia “VHS”. De início, 3 performers conduzindo o público. Venda por transferência bancária: os juros e os boletos não esperam o prazo das plataformas online de ingresso. Aí que entra a resposta de vocês. Esse encontro poderoso que o “VHS” proporcionou, em um tempo de distâncias. Na segunda semana, estendemos as apresentações para terça a domingo. Em seguida, aumentamos o número de performers. Mesmo assim, logo a agenda de Maio LOTA. - Gente vamos abrir junho? Até o fim de maio, agenda de junho ESGOTADA. Apresentações das 18h à meia-noite. É como fazer uma peça de seis horas, sem intervalo, de ter a dom. Conectamos com 18 países, todas regiões do Brasil, com 161 municípios brasileiros. Mais de 1600 apresentações. - UAU - PAGAMOS TUDO. SOBREVIVEMOS. 6. Vamos descansar pra voltar com a segunda temporada em julho! ???? Que abraço! Como é incrível criar um trabalho sem barreiras geográficas. Chegar em tantos lugares do mundo, um por um, ligação por ligação . Que sensação boa de ver artistas criando seus experimentos e partindo pra encontrar seus públicos. Apontamos um caminho de sobrevivência para trabalhadorxs das artes, nesse cenário tão caótico. Vamos juntxs caminhar por ele. É preciso coragem! #TudoQueCoubeNumaVhs #Magiluth #Magiluth2020 #MagiluthEmCasa

Uma publicação compartilhada por Grupo Magiluth (@magiluth) em

Seminário

O seminário Adiante - Cultura em Futuros, de Ruy Filho e Pat Cividanes, discute os rumos da cultura com profissionais da área, em vídeo (vimeo.com/antropositivoadiante) e em podcast no canal Antro Positivo no Spotify. Entre os nomes que participam da iniciativa estão Eduardo Giannetti, o jornalista Eugênio Bucci, José Miguel Wisnik, o artista plástico e ensaísta Nuno Ramos, o psicanalista Christian Dunker, Camila Pitanga; a diretora teatral Christiane Jatahy e a gestora cultural e ativista social Maria Marighella. 

Online

Dirigida pela pernambucana Duda Martins, a peça vidAMORte ganha nova sessão sexta-feira (3), às 20h, no Zoom. Para participar, é preciso entrar em contato com a produção através do Instagram (@vid.amor.te).

 

Comentários

Últimas notícias