frevo

Paço do Frevo concorre a prêmio nacional promovido pelo Iphan

O museu concorre com mais 121 projetos, entre eles o Boi Voador e o Pátio Criativo

Bruna Oliveira
Cadastrado por
Bruna Oliveira
Publicado em 14/08/2020 às 19:24 | Atualizado em 14/08/2020 às 20:38
ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR
O expediente presencial no Paço do Frevo será apenas de quinta a domingo, sendo quinta e sexta, das 10h às 16h e sábado e domingo, 11h às 17h. - FOTO: ANDRÉA RÊGO BARROS/PCR

Com as batidas do frevo pulsando em si, o Paço do Frevo, museu localizado no Bairro do Recife, na Área Central da capital pernambucana, concorre à 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, evento realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu tem uma de suas programações culturais regulares entre os 121 projetos de todo o país, que disputam pelo reconhecimento como ação estratégica na preservação, valorização e promoção do patrimônio cultural brasileiro e pelo prêmio de R$ 20 mil.

Quem levou o Paço à grande final foi a iniciativa Hora do Frevo, que consiste em uma ação de promoção do gênero musical, que é patrimônio cultural imaterial da humanidade, a partir de apresentações instrumentais gratuitas e abertas ao público, no hall de entrada da instituição, sempre às sextas e na hora do almoço.

A iniciativa dá a oportunidade que o público espontâneo, que não necessariamente frequenta ou sequer conhece o museu, seja atingido pelo ritmo que aquece o coração dos pernambucanos. Em 2019, as apresentações realizadas na Hora do Frevo reuniram mais de 18 mil espectadores, com a participação de mais de 120 profissionais, entre artistas e técnicos.

Além da Hora do Frevo, outros dois projetos do Recife, Boi Voador e o Pátio Criativo, também concorrem ao prêmio.

Premiação

O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade teve 515 projetos inscritos em 2020. Os 121 finalistas serão analisados por uma comissão formada pela presidência do Iphan e por 21 especialistas das áreas de preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural, que irão selecionar as 12 ações vencedoras no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Ainda não foi divulgada a data para o anúncio do resultado.

A primeira edição do evento foi realizada em 1987. Desde que passou a contemplar ações externas ao Iphan, em 1994, já são 175 vencedores em todo o país.

Comentários

Últimas notícias