Crime cibernético

Fenômeno nas redes, pernambucana Ademara Barros tem contas do Twitter e do Instagram invadidas por hackers

A atriz teve suas contas apagadas e disse estar "desesperada e ainda muito confusa"

Douglas Hacknen Márcio Bastos
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Márcio Bastos
Publicado em 21/08/2020 às 21:41 | Atualizado em 22/08/2020 às 18:37
INSTAGRAM/REPRODUÇÃO
Ademara Barros como a intercambista - FOTO: INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

*Atualizada às 00h25 do dia 22 de agosto

A jornalista e atriz pernambucana que viralizou nas redes sociais durante o período de isolamento social, Ademara Barros, teve suas contas no Twitter e no Instagram, invadidas por hackers. As páginas, que juntas contavam com mais de 185 mil seguidores, foram apagadas das plataformas. Os 'piratas informáticos' realizaram o ataque na noite desta sexta-feira (21). 

>> Conheça Ademara Barros, pernambucana que faz sucesso com vídeos de humor nas redes sociais

"Eu estou desesperada e ainda muito confusa de como a gente (ela e amigos) vai resolver. Estou entrando em contato com pessoas do Twitter e do Instagram, mas ainda não tive um retorno efetivo", relatou. Apesar de estar confiante que irá recuperar as páginas, Ademara falou que está sentindo os sonhos dela desmoronarem.

"Eu estava com 118.700 seguidores no Instagram e mais de 66.600 (seguidores) no Twitter. O que eu estou sentindo são os sonhos desmoronando. Estou aqui, só o desespero", contou.

Além de falar com pessoas pelas redes, a pernambucana informou que já tentou entrar em contato e mandou e-mails para recuperar as contas. "Só não quero perder tudo. Foi muito trabalhoso conquistar tudo isso e eu já estava trabalhando (com as redes sociais), não é da noite para o dia que você ganha 118 mil pessoas. Estou muito apreensiva em perder tudo, através das redes, minha vida estava mudando", disse ao JC.

Por lei, invadir páginas ou perfis de virtuais sem a permissão do proprietário pode render pena de até 5 anos. A advogada Denise Mereles, do COTS Advogados, explicou que quando o invasor "captura as informações, neste caso, a conduta penal típica é o estelionato, com pena prevista de reclusão, de 1 a 5 anos, e multa".

Ademara confirmou que não vai parar, se der errado e na pior das hipóteses, ela não consiga recuperar os perfis: "Não vou desistir, mas quero recuperar, apesar de tudo".

"Não fiz uma conta nova"

A pernambucana disse que uma conta, no Instagram, foi criada alegando ser "por onde vou recomeçar". Até o momento, ela não pretende criar um novo perfil e o objetivo segue sendo recuperar o já existente. "Eu não fiz uma conta nova. Fizeram um perfil falso com o meu nome", informou.

Conheça um pouco do seu trabalho

Ademara Barros tinha o costume de criar conteúdos de humor com seus amigos, para compartilhar apenas entre eles e "gaitarem" juntos. Em abril, ainda no começo do isolamento social, ela decidiu publicar no Twitter um desses vídeos, no qual dubla o meme da conterrânea Rayanne Menezes reclamando sobre a prova do Enem. A interpretação certeira viralizou e recebeu milhares de curtidas, além de ser compartilhada por perfis como Brega Bregoso, o que amplificou o alcance. Foi o primeiro de muitos virais que a pernambucana produziria nos meses seguintes. Outro ponto de virada foi um vídeo sobre o vocabulário pernambucano e a forma errada como sudestinos utilizavam esses termos, compartilhado pela página Recife Ordinário.


 

Comentários

Últimas notícias