A atriz, figurinista, diretora teatral e pesquisadora Agrinez Melo ministra mais uma edição do curso A Dramaturgia dos Orixás, de 5 de outubro a 18 de novembro. As atividades acontecerão de forma online e presenciais, com encontros em espaços abertos, garantindo, assim, o respeito às normas de prevenção à pandemia do novo coronavírus.
A iniciativa é oriunda da pesquisa de Agrinez sobre a orixá Oxum e seu imaginário, realizada no grupo de antropologia do imaginário em 2008, CFCH-UFPE. Na pesquisa, a matriz ancestral mãe, aliada ao movimento das águas, conduz as ações corporais.
O processo foi ampliado para o estudo de outros orixás dentro do projeto O Corpo Ancestral Dentro da Cena Contemporânea, desenvolvido dentro do grupo O Poste Soluções Luminosas, do qual a atriz é uma das fundadoras e integrantes.
No curso, busca-se o resgate de um texto dramático presente no corpo, na dança e na matriz ancestral, com base na cultura afro-brasileira. Neste novo módulo, Agrinez propõe um aprofundamento das práticas a partir do Owo Ti Ara Agbara, que em yorubá que significa texto do corpo ancestral, focando nas influências míticas dos orixás e seu paralelo com o mundo contemporâneo
As aulas terão uma abordagem prática, com inserções teóricas, e são direcionadas para atores, bailarinos, contadores de histórias, estudiosos, pesquisadores da matriz africana e interessados em geral. Serão ofertadas 10 vagas.
O curso será dividido em 12 encontros, dos quais oito serão através daulas online; dois, aulas presenciais em ambientes abertos e em contato com a natureza, e, para finalizar, duas reuniões para ensaio e apresentação da performance.
As aulas online acontecerão todas as segundas e quartas, das 19h às 20h30. Mais informações estão disponíveis através do e-mail agrinez@gmail.com ou através do telefone (81) 99505-4201.
Comentários