Brega

Reginaldo Rossi é declarado Patrono do Brega pela Alepe

O título veio através da promulgação da lei nº 17.072/20, originada de um projeto do deputado estadual e primeiro secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães (PSB)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 14/10/2020 às 16:49 | Atualizado em 14/10/2020 às 17:12
Foto: Guga Matos/JC Imagem
Dia 14 de fevereiro foi escolhido por ser o dia de nascimento do cantor e compositor Reginaldo Rossi - FOTO: Foto: Guga Matos/JC Imagem

Reginaldo Rossi, o Rei do Brega, foi declarado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) como Patrono do Brega. O título veio através da promulgação da lei nº 17.072/20, originada de um projeto do deputado estadual e primeiro secretário da Alepe, Clodoaldo Magalhães (PSB).

Reginaldo Rossi nasceu no Recife, em 14 de fevereiro de 1943. Antes de iniciar a carreira artística, foi professor de matemática e estudante de engenharia. Foi por volta de 1964 que se encantou pelo mundo da música. Começou cantando rock, com inflûencia de Elvis Presley e Beatles. Comandou o grupo de rock The Silver e Jets, integrando-se, depois, à Jovem Guarda.

Leia também: Stevie Wonder volta a lançar músicas após 15 anos

Leia também: Classe artística à espera dos editais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco

A primeira gravação de Rossi foi O Pão, nome do seu primeiro disco, lançado em 1965. O sucesso veio com Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme, regravada por vários artistas.

Mas, nos anos 70, Reginaldo saiu da cena roqueira jovem e dedicou-se ao repertório popular e reconhecidamente brega, fazendo imenso sucesso no Nordeste. E foi através desse estilo, o brega romântico, que ele ficou e manteve-se nacionalmente conhecido. Algumas de suas canções mais famosas são A Raposa e As Uvas, Garçom e Leviana.

Reginaldo Rossi faleceu em dezembro de 2013, vítima de um câncer de pulmão. O título vem, portanto, como uma forma de reconhecer todo o legado cultural que deixou, sendo um dos grandes precursores do brega, além da sua importância como artista em vida.

Comentários

Últimas notícias