Editais

Editais do Funcultura Audiovisual aprovam 145 projetos em Pernambuco

Governo do estado, por meio da Secult/Fundarpe, destinará R$ 18,5 milhões em incentivo direto para o setor

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 16/11/2020 às 15:13 | Atualizado em 16/11/2020 às 15:13
JAN RIBEIRO/SECULT
Lei Aldir Blanc incentiva a cultura - FOTO: JAN RIBEIRO/SECULT

O Governo de Pernambuco, por meio da Secult/Fundarpe, divulgou a lista de projetos contemplados com recursos dos 12º e 13º Editais do Funcultura Audiovisual. No total, o volume de recursos que irá circular na cadeia produtiva do setor supera R$ 18,5 milhões.

O valor vem como emergência para a classe artística, uma das principais impactadas pela pandemia do novo coronavírus.

Leia também: Guedes Peixoto, mestre da música pernambucana, falece aos 94 anos

Leia também: Festa do Morro 2020: sem procissões e romarias, fiéis são estimulados a ficar em casa; visitação será controlada

Os dois editais receberam inscrições de 588 projetos, dos quais 145 foram selecionados e todo o valor investido nos dois certames sairão do orçamento do Governo Estadual.

O processo seletivo contou com três fases: análise documental, julgamento do mérito cultural e defesa oral. Os projetos foram julgados por grupos de especialistas com notório saber, indicados pelo Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco.

Ainda que todas as fases tenham sido executadas com todo rigor técnico e regimental, a crise provocada pela pandemia de Covid-19, no Brasil e no mundo este ano, exigiu uma série de adaptações ao processo e lançou desafios de ordens logística e financeira para a gestão.

Considerando os dois editais, a distribuição territorial dos projetos selecionados foi destaque este ano. Os proponentes residentes no interior do Estado representam 42,8% dos projetos aprovados.

Outro número importante foi o de mulheres nos cargos de direção e de roteiristas das obras audiovisuais aprovadas. As pessoas identificadas com o gênero feminino que ocupam estas funções representaram 46,5% do total dos dois editais. Para profissionais negro(a)s nestas mesmas funções a taxa é de 33%.

O Funcultura Audiovisual também estabeleceu critérios de pontuação específicos. Cerca de 58% dos projetos aprovados em ambos os editais contam com recursos de acessibilidade.

A partir da próxima segunda-feira (16), o Funcultura inicia a análise orçamentária dos projetos aprovados e a entrega das exigências para atualização das documentações. A elaboração e assinatura dos Termos de Compromisso dos projetos selecionados estão previstas para começarem no mês de dezembro.

Confira o resultado final do 12º Edital Funcultura Audiovisual.

Confira aqui os documentos relacionados ao 12º Edital Funcultura Audiovisual.

Confira aqui o resultado final do 13º Edital Funcultura Audiovisual.

Confira aqui os documentos relacionados ao 13º Edital Funcultura Audiovisual.

 

Comentários

Últimas notícias