Teatro

Peça-filme 'Sentença' discute a violência contra a mulher e o sistema legal brasileiro

Escrita pelo dramaturgo e advogado Eduardo Aleixo, a montagem tem direção de Maria Fernanda Batalha e fala sobre o machismo no sistema legal brasileiro e como isso acaba oprimindo mulheres a denunciarem violências e abusos

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/12/2020 às 17:03 | Atualizado em 02/12/2020 às 17:18
Divulgação
Escrita pelo dramaturgo e advogado Eduardo Aleixo, Sentença tem direção de Maria Fernanda Batalha - FOTO: Divulgação

A peça-filme Sentença estreia nesta sexta (04) com exibição online no canal Caboclas, no Youtube.

Escrita pelo dramaturgo e advogado Eduardo Aleixo, a montagem tem direção de Maria Fernanda Batalha e fala sobre o machismo no sistema legal brasileiro e como isso acaba oprimindo mulheres a denunciarem violências e abusos.

Leia também: Mostra Ambiental de Cinema do Recife começa edição virtual e gratuita na próxima semana

Leia também: Barro e Ubunto lançam juntos single 'Carne dos Deuses'

Filmado no teatro da Cia da Revista, Setença é mais do que uma gravação – a diretora optou por transformá-la também em uma experiência cinematográfica.

Em cena, as atrizes Camila Ferrazzano, Camilla Flores, Gabrielle Araújo e Luisa Gouvea remontam uma sentença judicial em três partes apresentadas de maneira não-cronológica. As histórias vão se dando ao mesmo tempo, com passado, presente e suposições se sobrepondo.

Fatos e boatos se cruzam por meio de quatro personagens. De um lado, um Dramaturgo consulta uma Advogada a respeito da história que pretende escrever (sobre uma estagiária que pula nua da sacada do apartamento onde mora). Do outro lado, uma Mãe procura entender a mudança de comportamento da Filha após a festa de confraternização do escritório onde estagia, e a Filha tenta desemaranhar sua memória e contar a sua versão dos fatos.

O dramaturgo Eduardo e o iluminador e diretor de arte Kleber Montanheiro são os únicos homens no projeto. O restante da equipe (seja o núcleo criativo ou profissionais de suporte) é todo composto por mulheres, o que contribui para trazer a discussão mais próxima do que é a realidade feminina nessa questão.

Comentários

Últimas notícias