MÚSICA

Helô Pinheiro, a Garota de Ipanema, tem biquínis dos anos 1960 expostos em museu na Alemanha

Museu Art Bikini, na cidade de Bad Rappenau, no sul da Alemanha, tem sala exclusiva chamada de "pouquinho de Brasil iá iá"

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 14/12/2020 às 11:43 | Atualizado em 14/12/2020 às 11:44
DIVULGAÇÃO
A exposição tem mais de 500 peças, entre biquínis e maiôs, desde 1870 até a atualidade. Um deles é o de Helô Pinheiro, a eterna "Garota de Ipanema" da canção de Vinícius de Moraes - FOTO: DIVULGAÇÃO

Um clima de Bossa Nova e de um Brasil praiano dos anos 1960 toma conta do Museu Art Bikini, na cidade de Bad Rappenau, no sul da Alemanha. Criado pelo empresário alemão Alexander Ruscheinsky, o local é o primeiro no mundo dedicado à moda praia. O "pouquinho de Brasil iá iá" ocupa uma sala exclusiva, que é a segunda maior do local, com uma área de 2 mil m², só perdendo para a parte alemã da mostra.

A exposição tem mais de 500 peças, entre biquínis e maiôs, desde 1870 até a atualidade. Um deles é o de Helô Pinheiro, a eterna "Garota de Ipanema" da canção de Vinícius de Moraes. A modelo considera importante o convite feito por Ruscheinsky. "É a história da evolução de uma moda. É cultura e, para os novos estilistas, uma verdadeira aula. Daí, me senti privilegiada por fazer parte dessa história", afirma ao Estadão.

Aos 75 anos de idade e esbanjando beleza, Helô Pinheiro contempla a homenagem. "Nada como poder estar ainda viva e reviver gratos momentos de praia, sol, mar e porque não de museu", diz.

Ela conta que Ruscheinsky teve a ideia de montar um museu com looks moda praia e narrar o desenvolvimento dessas peças. "Quando esteve no Rio, ele me solicitou uma peça da época, que por um acaso eu ainda tinha, e cedi para que pudesse expor. O museu ia ser inaugurado no início do ano mas, pela pandemia do novo coronavírus, teve que deixá-lo fechado até segunda ordem", ressaltou.

O Museu Art Bikini teve um investimento de mais de R$ 40 milhões e a exposição tem raridades como 12 peças originais de Louis Réard, que inventou o biquíni em Paris, na França, em 1946. Lá também estão duas das mais conhecidas peças de praia do cinema mundial: de Brigitte Bardot no filme E Deus Criou a Mulher, de 1956, e as peças brancas usadas por Ursula Andress, em 007, de 1962, o primeiro da saga.

Além de Helô Pinheiro, o museu alemão traz trajes de banho das brasileiras Magda Cotrofe, que se destacou pelos modelos de biquíni fio dental e asa delta nos anos 1980, da atriz Vera Fischer, da cantora Carmen Miranda e da modelo Rose di Primo. A mostra exibe também vídeos do Rio de Janeiro e de Búzios para apresentar o estilo de vida praiano do litoral do País.

A paixão de Alexander Ruscheinsky pelo Brasil ultrapassa a moda. Ele realiza trabalho social no Rio de Janeiro para a promoção da formação profissional e da saúde de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Ele é vice-presidente da IRESO, uma associação fundada na Alemanha que atua como intermediária entre doadores, empresas alemãs e ONGs brasileiras.

Comentários

Últimas notícias