História

Primeira finalista trans faz história no Miss Universo Nepal

O Nepal é um dos poucos países do mundo que aceita competidores trans em seus concursos nacionais

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 30/12/2020 às 14:51 | Atualizado em 30/12/2020 às 14:51
Reprodução
Angel Lama, primeira finalista trans do Miss Universo Nepal - FOTO: Reprodução

Angel Lama se tornará, nesta quarta-feira (30), a primeira mulher transgênero a ser finalista do Miss Universo Nepal. O evento é considerado o mais importante e glamoroso da categoria na região do Himalaia.

O Nepal é um dos poucos países do mundo que aceita competidores trans em seus concursos nacionais, sendo o terceiro na Ásia, depois de Mianmar e Mongólia, de acordo com ativistas LGBT+.

Leia também: TV Brasil homenageia Nicette Bruno com reexibição de entrevistas

Leia também: K-pop: fãs do BTS doam R$ 48 mil para ONG especializada em câncer infantil

"Vim ao Miss Universo Nepal para mostrar a diversidade das pessoas na sociedade", disse Lama, de 21 anos, que competirá contra 17 outras finalistas, à fundação Thomson Reuters.

Para a modelo trans fazer história antes fora aprovada uma medida pela nova gestão do concurso. Critérios como altura, peso e aparência foram flexibilizados, permitindo a participação de qualquer "mulher arrojada, bonita e confiante" entre 18 e 28 anos.

A diretora do Miss Universo Nepal, Nagma Shrestha, declarou: "todos são iguais, qualquer que seja sua orientação sexual".

A situação da população LGBTQI+ no Nepal vem melhorando desde a abolição da monarquia feudal. Em 2008, por exemplo, um parlamentar assumidamente gay foi eleito.

 

Comentários

Últimas notícias