Ação

Ex-bailarino de Débora Colker dá aulas gratuitas de ballet a jovens de comunidades do Recife

Aulas gratuitas fazem parte do Programa Juventude Presente do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 05/01/2021 às 16:44 | Atualizado em 05/01/2021 às 17:20
Notícia
X

Com uma bagagem de apresentações no Brasil e exterior com a Companhia Deborah Colker, Dielson Pessoa oferece aulas gratuitas de ballet no Programa Juventude Presente, do Governo do Estado de Pernambuco, pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Através de oficinas que visam a oferecer oportunidades de jovens na dança, o bailarino leciona técnicas do ballet clássico e contemporâneo.

Leia também: Após sofrer acidente, cantora gospel Amanda Wanessa está precisando de doação de sangue

Leia também: Internado com covid-19, Genival Lacerda segue em estado grave

"Mais do que viajar pelo mundo, meu coração estava me pedindo que eu desse essa entrega à comunidade em que cresci. Facilitasse para que jovens, muitas vezes sem muitas oportunidades, possam ter contato e formação com técnicas de dança e preparação corporal. Pernambuco precisa de um legado cultural que forme as pessoas. Que profissionalize as pessoas a trabalharem com cultura, e isso inclui a formação de bailarinos e dançarinos.", explica Dielson.

O Programa Juventude Presente é uma iniciativa do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, e prevê 590 oficinas em comunidades na Região Metropolitana, Agreste e Sertão.

O objetivo atrair perto de 18 mil adolescentes e jovens (12 a 29 anos) para atividades que acontecerão no próprio território. As Oficinas de Conexões Socioculturais preveem oficinas de grafitagem, fotografia, produção de vídeo, circo e danças urbanas, de percussão; futebol e capoeira; além das oficinas de educação, voltadas para a conscientização ambiental.

A oficina de dança que Dielson está à frente preparou mais de 40 jovens nos bairros de Água Fria e Bomba do Hemetério. Agora, as aulas estão sendo dadas no Ibura, Brasília Teimosa, Peixinhos e Água Fria, bairro de origem de Dielson.

As inscrições devem ser feitas com o professor mesmo pelo telefone/Whatsapp (81) 99862-4592. As aulas são totalmente gratuitas.

As aulas incluem alongamentos, técnicas de expressão corporal, posicionamento em palco, básico de ballet clássico e contemporâneo, aplicados a coreografias que mesclam frevo, maracatu e dança afro, entre outros ritmos, criando uma forma própria do grupo dançar.

O projeto é todo gratuito e está entrando em recesso neste mês, mas, voltará em janeiro com novas vagas para inscrição. "O bailarino/dançarino que queremos formar é aquele que consiga se expressão para o mundo usando seu corpo e a dança. Sem rotulações, mas, com força, presença, excelência. Essa é uma tendência mundial, a capacitação em várias técnicas de dança das mais clássicas às mais modernas, passando pelas regionais/ folclóricas", finaliza Dielson.

Tags

Autor