Streaming

Série reúne expoentes dos quadrinhos brasileiros

Entre os convidados da produção está Marcelo D'Salete, ganhador dos prêmios Jabuti e Eisner (2018), que surge no quarto episódio

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 07/01/2021 às 15:08
Notícia
X

Estreia nesta quinta-feira, 7, às 21h30, no canal por assinatura Prime Box Brazil, a série HQuem - A Arte de Desenhar Histórias e integra o Mês do Quadrinho Brasileiro. Dirigida por Rozane Braga, a produção destaca o trabalho de 13 artistas nacionais, que mostram seus trabalhos e a técnica que usam e falam da importância dessa categoria.

Entre os convidados da produção está Marcelo D'Salete, ganhador dos prêmios Jabuti e Eisner (2018), que surge no quarto episódio. Para o quadrinista, "a série explora o vasto universo dos criadores de histórias em quadrinhos no Brasil hoje. Este mercado cresceu muito nos últimos anos, seja na web ou no formato impresso para as livrarias".

Leia também: Com quadro considerado estável, cantora gospel Amanda Wanessa terá a sedação reduzida

Leia também: Rec-Beat 2021 acontece em fevereiro, com shows, debates e workshops

Autor de livros como Cumbe (2014) e Angola (2017) e reconhecido como o quadrinista da negritude, D'Salete acredita na força do quadrinho, que "possui recursos e meios artísticos próprios e proporciona uma experiência de leitura muito rica, para públicos de diferentes idades". Segundo o artista, essa arte tem o poder de desenvolver narrativas sobre nossa história, "explorando os quadrinhos, é um modo relevante de compartilhar visões de mundo para um público mais amplo".

Quanto ao momento atual para a sua profissão, afirma que os artistas de quadrinhos são responsáveis por desenvolver, nos últimos anos, diferentes modos de criação. "O recurso convencional do papel e nanquim ainda é usado, mas não podemos esquecer de artistas que hoje utilizam recursos digitais em todo o processo de criação."

Em outros episódios, estarão retratados Wagner William, autor de Silvestre, que venceu Jabuti 2020 de Melhor Quadrinho. Em sua participação, o potiguar de 42 anos mostra detalhes de Bulldogma (2016), que mostra a rotina de uma ilustradora ao lado de seu buldogue francês.

Destaque também para Fabiane Langona, que conquistou seu espaço, sendo uma das poucas cartunistas mulheres a ter tirinhas publicadas em jornais diários de grande circulação. A gaúcha de 36 anos revela os motivos de seu pseudônimo 'Chiquinha', além de falar sobre seu trabalho nos quadrinhos.

Outro nome que surge no seriado é Mateus Santolouco, que despontou no cenário com Mondo Urbano (2010). Reconhecido internacionalmente, o também gaúcho, de 41 anos, é celebrado como dos principais autores da franquia Tartarugas Ninja.

Os demais nomes a compor a série Hquem, que conta com roteiro de Pedro Salomão, são Eloar Guazzelli, Roberta Cirne, Diego Guerlach, Julia Bax, Gabriel Jardim, Fabio Zimbres, Ana Luiza Koehler, Arthur Garcia e Roger Vieira. E, entre um depoimento e outro dos retratados, estudiosos do gênero e fãs de quadrinhos refletem sobre o tema.

Toda quinta-feira, às 21h30, canal exibe um episódio diferente, que ganha reprise às sextas, às 9h30, domingos, às 11h, segundas, às 9h, terças, às 12h30, e quartas, às 12h.

Tags

Autor