Crítica

Amor subverte ação em 'Legado Explosivo', novo filme com Liam Neeson

O ator interpreta um assaltante de banco arrependido, que decide se entregar e devolver todo o dinheiro depois de conhecer o grande amor da sua vida

Imagem do autor
Cadastrado por

João Rêgo

Publicado em 07/01/2021 às 16:10
Análise
X

Estreia hoje nos cinemas do Recife um filme que mais da metade dos brasileiros já assistiram na televisão. Alguém inserindo um imbatível Liam Neeson em confusões e tramas policiais pouco complexas deve remeter os espectadores a pelo menos cinco filmes com o protagonismo do ator (exibidos aos montes na Tela Quente, da Rede Globo).

Legado Explosivo, dirigido por Mark Williams, é mais um a se juntar a extensa lista. Se a quantidade não é sinônimo de qualidade, pelo menos uma coisa ela consegue nos dizer: há público interessado nessas obras.

Ou mais fundo ainda, há nuances em cada uma delas que um certo preconceito tende a esconder.

Divulgação
Liam Neeson em 'Legado Explosivo' - Divulgação

Por exemplo, de O Passageiro (2018), dirigido pelo interessante Jaume Collet-Serra, para Vingança a Sangue Frio (2019), de Hans Petter Moland, existem abismos quase intransponíveis.

São experiências que colocam Neeson em disposições espaciais diferentes dentro do mesmo gênero de ação. Se o veterano nunca dispôs de uma fisicalidade cênica para estes tipos de filme, sua adaptação aos dramas internos sempre o destacou.

Leia também: Série reúne expoentes dos quadrinhos brasileiros

Leia também: Genival Lacerda morre aos 89 anos no Recife após contrair covid-19

No primeiro, o ator é a figura central que deve se adaptar as situações que são postas. No segundo, menos elogiável, ele abraça a caricatura do guerreiro imbatível munido por vingança e senso de justiça. 

É por um caminho parecido que Legado Explosivo é e também não é "mais uma" obra de ação com Liam Neeson. Temos o que, talvez, mais aproximou seus personagens do público cativo: a construção de um homem comum, de classe média, rodeado por entes queridos e pronto para defendê-los de ameaças externas.

A diferença aqui é que Neeson interpreta um assaltante de banco arrependido, que decide se entregar e devolver todo o dinheiro depois de conhecer o grande amor da sua vida.

No processo, o montante de U$ 9 Milhões termina seduzindo agentes corruptos do FBI. Envolvido em armações, o veterano se vê obrigado a provar sua inocência para depois se declarar culpado.

Apesar dessas inversões, Legado Explosivo define bem as caricaturas de vilões e mocinhos. É um jogo de gato e rato que não quer criticar as instituições envolvidas – mas o que, invariavelmente, rege ambos os lados.

Em todos as motivações e contradições da trama, os modos de viver sob o capitalismo nos Estados Unidos tem influência direta. O dinheiro é o desejo necessário para melhores condições mas também o anúncio da queda e degeneração moral.

Neste mundo, a salvação está justamente na única personagem mulher (interpretado por Kate Walsh) de um filme lotado por corpos masculinos. Em um dos papéis mais assumidamente romanescos que Neeson encarnou, o ator não precisou matar ninguém para conseguir seus objetivos, mas apenas encontrar seu verdadeiro amor.

Tags

Autor