CULTURA POPULAR

Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos abre inscrições para o projeto Bonecos em Performance

Iniciativa vai selecionar e publicar pequenos vídeos produzidos por 22 grupos bonequeiros pernambucanos

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 19/02/2021 às 20:10
Notícia
X

A Associação Pernambucana de Teatro de Bonecos (APTB) está recebendo inscrições dos interessados em participar do projeto Bonecos em Performance. A iniciativa irá selecionar e publicar na internet 22 vídeos curtos, em formato de esquetes, produzidos por grupos de bonequeiros pernambucanos. Podem se inscrever grupos naturais de Pernambuco ou que atuem no Estado há pelo menos dois anos.

Para participar, os bonequeiros devem enviar um vídeo, com duração entre 10 e 15 minutos e de temática livre, para o e-mail [email protected] até 28 de fevereiro. O e-mail enviado precisa conter um link aberto para acesso ao vídeo.

O material passará por avaliação de um time de curadoria formado por Ângela Belfort, Izabel Concessa e Maria Oliveira (ver abaixo quais critérios serão avaliados). Cada esquete selecionada receberá cachê no valor de R$ 600.

A iniciativa tem apoio do edital de Criação, Fruição e Difusão da Lei Aldir Blanc. Outras informações, regulamento e ficha de inscrição podem ser solicitados através do e-mail [email protected] ou pelo telefone 98686.5031.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

- Qualidade técnica do vídeo (clareza de imagem e som);

- Qualidade artística da apresentação (texto, atuação, encenação);

- Tempo de duração (os vídeos deverão ter duração total - da abertura aos créditos finais -, compreendida entre 10 e 15 minutos)

- Currículo do grupo e/ou artistas envolvidos na produção da esquete. O foco é selecionar as melhores cenas (esquetes) e não os melhores grupos. Neste sentido, um mesmo grupo poderá inscrever quantas propostas quiser, podendo vir a ter mais de um esquete contemplado e incluído na programação.

Leia também: Produtora cultural oferece oficinas gratuitas de iluminação cênica e teatro de bonecos

Leia também: Pernambuco perde Zé Lopes, mestre mamulengueiro e Patrimônio Vivo do Estado

HOMENAGEM

O projeto Bonecos em Performance é dedicado à memória de José Lopes da Silva Filho, o Mestre Zé Lopes, mamulengueiro e bonequeiro falecido em agosto de 2020, aos 69 anos. Zé Lopes foi titulado Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2016 e faleceu  em sua casa, no município de Glória do Goitá, na Mata Norte, onde também nasceu.

Sua trajetória com o teatro de bonecos começou ainda na infância, por volta dos 12 anos. O primeiro boneco que fabricou foi batizado de Carioquinha. A nomeação como Patrimônio Vivo veio também por ter sido por muito tempo o bonequeiro mais antigo em atividade no Estado.

Tags

Autor