Música

Lia de Itamaracá celebra aniversário com festival online

Nos dias 13 e 14 de março, segunda edição do Festival O Canto da Sereia reúne manifestações artísticas e debates sobre diversidade e cultura popular

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 09/03/2021 às 16:50
Notícia
X

Em janeiro de 2019, nas comemorações dos seus 75 anos, a cirandeira Lia de Itamaracá estreou uma virada cultural para celebrar o aniversário. Batizado de O Canto da Sereia, o festival chegou como um grito pela cultura popular, pela ciranda e pela diversidade musical de Pernambuco e da própria Lia. Em 2021, a festa se repete, agora, em formato virtual devido à pandemia do coronavírus. A segunda edição do festival acontece nos dias 13 e 14 de março, em alusão ao mês das mulheres. Toda a transmissão ocorrerá no canal oficial da artista no YouTube (clique aqui).

>> Lia de Itamaracá apresenta live no YouTube

>> Lia de Itamaracá se recusa a se apresentar nos palcos do Carnaval 2020

>> Diva Menner: cantora, negra, trans e realizada

Junto ao olhar da anfitriã Lia em todos os detalhes e programação do festival, a boate Metrópole e Roger de Renor, com o Som na Rural, estão à frente do evento. Ambos são os idealizadores do encontro. A realização da festa em 2021 foi possível graças aos recursos destinados pelo edital da Lei Aldir Blanc, que destina recursos para produtores e fazedores de cultura no Brasil durante a crise causada pela pandemia.

Lia de Itamaracá conseguiu o aporte de R$ 51.300 para o projeto, o que não é suficiente pela quantidade de gente envolvida, desde pessoas contratadas para a limpeza do seu Centro Cultural até a equipe de cenografia e contra-regras. Por isso, a cirandeira já abriu uma campanha em suas redes sociais (@liadeitamaracaoficial) para receber doações, assim como fez em uma live realizada no ano passado.

A extensa programação já teve parte gravada em cenários da Ilha de Itamaracá, dirigida pela cineasta Lia Letícia, produtora e diretora do curta-metragem Encantada, de 2014. As produções de Lia Letícia e de outros cineastas abrem o festival nos dois dias numa mostra de cinema, a partir das 15h.

A live será transmitida com a participação de Lia, que também chamará as atrações já gravadas ao longo do último mês, como um editorial de moda por Jane Travassos e um tutorial de Estética Afro, de Félix Travassos. As peças da mostra de moda foram usadas por Lia e por mestras da cultura, como Dona Glorinha, Dona Cila e as irmãs Dulce e Severina Baracho. Todas fizeram o papel de modelo. A programação do sábado ainda carrega uma ação de grafitagem do grupo Cores do Amanhã, um coletivo feminino que faz arte urbana em Pernambuco. Um set eletrônico da DJ Adriana Pax e um show do DJ Dolores, Yuri Queiroga e Maestro Spok fecham o sábado (13), com Lia participando do encontro.

O domingo (14) está inclinado ao debate sobre questões sociais, literatura, cultura popular e diversidade LGBTQI+ na cultura e no turismo. A empresária e ativista Maria do Céu, do Clube Metrópole, vai encabeçar o bate-papo ao lado do cantor trans Julian (PB) e da cantora Diva Menner (The Voice Brasil). Já a jornalista Michelle de Assumpção faz a live Lia de Itamaracá: nas rodas da cultura popular, um bate-papo entre a escritora e a cirandeira para apresentar a biografia lançada no ano passado. Na live, a jornalista, autora da obra, vai conversar sobre a trajetória artística de Lia, que acompanhada de músicos, que vão rechear a conversa com algumas canções ao vivo. O livro foi lançado durante a pandemia pela CEPE editora, que também está apoiando o festival.

O evento termina com a arte maior de Lia: uma ciranda à beira mar, no Centro Cultural Estrela de Lia, ainda fechado por falta de recursos para financiar a obra do espaço. No show gravado para a live, Lia passeia pelo repertórios dos seus últimos trabalhos: Ciranda Sem Fim e Ciranda de Ritmos. A apresentação terá a participação das mestras da cultura popular Dona Cila do Coco, Dona Glorinha, Severina e Dulce Baracho, além do Balé do Maracatu Nação Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado (13)

15h - Abertura do Festival com Lia de Itamaracá

15h30 - Mostra de Cinema O Canto da Sereia, com obras de Yane Mendes, Biarritz, Juliana Lima e Dandara de Morais.

16h30 - Conversê com as Vizinhas de Lia

16h40 - Grafitagem Cores do Amanhã e Cores Femininas, com Jouse Barata, Nathê, Allen Preta e Nanny Nagô

16h50 - Julian Santos - Transmanifesto (indicação etária 18 anos)

LIVE LGBT+ na Cultura e no Turismo, com Julian Santos, Diva Menner, Maria do Céu e mediação de Arthur Facão.

18h - Lia no Club Metrópole

18h20 - A Ilha e o Meio Ambiente

19h - Show Frevotron (Spok, Dolores e Yuri Queiroga) part. Lia de Itamaracá

Domingo (14)

15h - Abertura com Lia de Itamaracá

15h30 - Mostra de Cinema O Canto da Sereia com obras de Anna Andrade, Ana Olivia Godoy, Una, Kalor Pacheco e Lia Letícia

16h30 - Hora da Merenda com Lia

16h40 - Live CEPE- Michelle de Assumpção, Lia de Itamaracá, Mauro Lira e Alex Marinho do Projeto social da Ferro e Espaguete

17h40 - Editorial de Moda e Maquiagem Afro com Lia de Itamaracá, Dona Glorinha, Dona Cila, Dona Severina, Dona Dulce, Jane Travassos, DJ PAX e Félix Estética Afro

18h40 - Participação de Roger de Renor

19h - Show 77 anos de Lia de Itamaracá com participação de mestras da cultura popular Dulce & Severina Baracho, Dona Cila do Côco e Dona Glorinha.

Tags

Autor