Streaming

Série brasileira '5X Comédia' estreia no Amazon Prime Video

Projeto reúne nomes como Gregório Duvivier, Samanta Schmütz, Katiuscia Canoro, Rafael Portugal, Yuri Marçal

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 25/03/2021 às 20:42 | Atualizado em 26/03/2021 às 11:28
Notícia
X

Gregório Duvivier contou, em coletiva de imprensa, que, no ano passado, enquanto gravavam 5x Comédia, primeira série original do Amazon Prime Video a estrear, chegou a temer que a obra pudesse ficar datada antes de chegar ao público. Isso porque os episódios têm como tema central a covid-19 e seus efeitos no cotidiano. Seu receio, infelizmente, mostrou-se infundado: os episódios chegam à plataforma de streaming hoje, em meio a um dos piores momentos da pandemia no País.

"O Brasil trabalha para que as pautas continuem quentes, para que a ficção não envelheça. Parece que os governantes querem que a gente não sublime os assuntos. Continuamos neste ano na marmota, vivendo e revivendo (as situações), então continua atual", pontuou Gregório.

Com cinco episódios, a série leva o nome do projeto idealizado por Sylvia Gardenberg em 1995 para o teatro e é adaptada para o audiovisual pela irmã da dramaturga, a cineasta Monique Gardenberg. Tendo como cenário a contemporaneidade e todas as mudanças causadas pela crise sanitária, as histórias abordam temas como relacionamentos amorosos e familiares, desigualdades sociais, trabalho, solidão, tecnologia, entre outros.

No elenco, além de Gregório, estão Rafael Portugal, Gabriel Godoy, Katiuscia Canoro, Martha Nowill, Roberta Rodrigues, Samantha Schmütz, Thati Lopes e Yuri Marçal. Cada ator gravou suas cenas em suas próprias casas, com auxílio de suas famílias (Katiuscia, por exemplo, contracena com o filho, Pepe). O formato funciona e a montagem é dinâmica, refletindo bem as dificuldades de produzir cultura neste momento.

O roteiro, por vezes, peca por um certo didatismo, ainda que mereça reconhecimento por tentar dar contornos profundos aos personagens. A construção do humor é sutil e se apresenta de forma mais irônica, equilibrando comédia e drama. Os cenários causam um certo desconforto por exporem o ridículo que há no outro ou em nós mesmos.

"Vejo a comédia com uma função corretiva: com graça, muito jeito, coloca um espelho diante da sociedade. E ali está refletido tudo, tanto sua graça quanto sua feiura, seus desatinos. Então, essa foi a minha chave: usar a comédia para a crítica impiedosa", explica Monique Gardenberg.

Tags

Autor