Chloé Zhao faz história e ganha Melhor Direção no Oscar 2021
Ela é apenas a segunda mulher a vencer na categoria, uma das principais da premiação
A chinesa Chloé Zhao venceu o Oscar de Melhor Direção no Oscar 2021, realizado neste domingo (25). A diretora é responsável pelo filme Nomadland, um dos maiores indicados deste ano. Ela é a primeira chinesa e a segunda mulher a vencer na categoria. Antes dela, apenas Kathryn Bigelow foi premiada na categoria, em 2010.
- Netflix, Amazon, Disney+: veja onde assistir aos indicados ao Oscar 2021
- Oscar 2021 acontece no domingo (25); veja os indicados e onde assistir
- Oscar 2021: Daniel Kaluuya é eleito como Melhor Ator Coadjuvante
- Oscar 2021: Emerald Fennell vence Melhor Roteiro Original por 'Bela Vingança'
- 'Meu Pai' surpreende e vence Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2021
A diretora, que costuma trabalhar com não atores em seus filmes, foi convidada pela atriz Frances McDormand para dirigir o filme. Pouco antes da cerimônia, ela lembrou seu nervosismo ao aceitar a proposta. A iniciativa, no entanto, foi positiva: o filme foi um dos mais elogiados e ganhou diversos prêmios.
Nele, Chloe Zhoé, que também assinou a adaptação do roteiro, conta a história de Fern (Frances McDormand), uma nômade contemporâna que vive em seu trailer e viaja os Estados Unidos em busca de trabalho. O longa é uma bela reflexão sobre os efeitos do capitalismo contemporâneo e noções de pertencimento, família e amor.
Ela concorria com Emerald Fennell (Bela Vingança), David Fincher (Mank), Thomas Vinterberg (Druk - Mais uma Rodada) e Lee Isaac Chung (Minari).