CINEMA

Netflix, Amazon, Disney+: veja onde assistir aos indicados ao Oscar 2021

Com as salas de exibição fechadas, público precisa recorrer ao streaming para assistir aos indicados; por sorte, há muitas opções

Márcio Bastos
Cadastrado por
Márcio Bastos
Publicado em 13/04/2021 às 17:05
DIVULGAÇÃO
AMAZON Filme concorre em seis categorias do Oscar, incluindo Melhor Ator, para Riz Ahmed - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A temporada pré-Oscar costuma ser um deleite para os cinéfilos. Anualmente, entre dezembro e março, os filmes concorrentes ao principal prêmio da indústria cinematográfica internacional podiam ser vistos em cartaz nos cinemas, muitas vezes em sessões especiais, no estilo maratona. Com o coronavírus, este ritual não será possível. Pelo menos não nos moldes tradicionais. Com as salas de cinema fechadas em Pernambuco até o dia 25, justamente a data do evento hollywoodiano, por conta da pandemia, o público que quiser acompanhar as obras indicadas ao Oscar 2021 precisará recorrer aos streamings.

>> Cerimônia do Oscar 2021 terá lista de astros e estrelas como apresentadores

Por sorte, alguns dos favoritos às estatuetas podem ser encontrados nas principais plataformas disponíveis no mercado brasileiro. Ainda que o público seja privado da experiência de assistir aos filmes no cinema, uma vantagem do streaming é a facilidade no acesso às obras. O valor da entrada inteira é, em geral, quase similar à assinatura mensal de serviços como Netflix. E, como vem acontecendo há alguns anos, essas empresas têm investido pesado em conteúdo original, conquistando cada vez mais espaço no circuito de premiações.

Este ano, a Netflix sai como a principal força no Oscar, com várias produções próprias concorrendo nas principais categorias. É o caso de Mank, filme que aborda os bastidores da gravação de Cidadão Kane, indicado em dez categorias (o maior número desta edição), incluindo Melhor Filme, Melhor Direção (David Fincher), Ator (Gary Oldman) e Atriz Coadjuvante (Amanda Seyfried). Outro forte concorrente, Os 7 de Chicago, com seis indicações, também é uma obra original da Netflix. Baseado em um fato real ocorrido nos anos 1970, quando houve um confronto violento entre manifestantes e a polícia, o trabalho concorre, entre outros, a Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Sacha Baron Cohen) e Roteiro Original.

>> 'Mank' homenageia mitologia ao redor de 'Cidadão Kane'

>> 'Os 7 de Chicago' é um morno e burocrático filme de tribunal

Também da gigante do streaming, A Voz Suprema do Blues concorre em Melhor Atriz (Viola Davis) e Melhor Ator (Chadwick Boseman, em indicação póstuma); Pieces of a Woman, em Melhor Atriz (Vanessa Kirby); Era uma Vez um Sonho, em Atriz Coadjuvante (Glenn Close) e Maquiagem. O Tigre Branco disputa o troféu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado; A Caminho da Lua e Shaun, o Carneiro: A Fazenda Contra-Ataca, ambos a Melhor Animação.

No catálogo da Netflix, há ainda Relatos do Mundo, faroeste estrelado por Tom Hanks que conseguiu quatro indicações ao Oscar: Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Design de Produção.

AMAZON PRIME E DISNEY+

No Amazon Prime Video também é possível assistir a obras que concorrem em categorias importantes. É o caso de O Som do Silêncio, que disputa seis estatuetas, entre elas Melhor Filme, Melhor Ator (Riz Ahmed); Melhor Ator Coadjuvante (Paul Raci); e Roteiro Original.

>> Excelente, o filme 'O Som do Silêncio' pode render o Oscar a Riz Ahmed

No streaming, também é possível assistir Borat: Fita de Cinema Seguinte, indicado a Roteiro Adaptado e Atriz Coadjuvante (Maria Bakalova), e Uma Noite em Miami, digirido por Regina King, e que disputa em Melhor Roteiro Adaptado, Ator Coadjuvante (Leslie Odom Jr) e Canção original. O Amazon tem ainda no catálogo Time, que concorre a Melhor Documentário e aborda a questão do encarceramento da população negra nos EUA.

No Disney+, o público tem acesso a duas obras que disputam o Oscar de Melhor Animação: Soul, uma das favoritas, e Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.

Outros favoritos da premiação e indicados a Melhor Filme, como os dramas Bela Vingança, Minari, Nomadland (nome forte para levar o principal troféu da noite e sobre o qual você lê mais na matéria abaixo), têm expectativa de estreia nos cinemas brasileiros para o final de abril, mas a previsão pode mudar a depender da situação da pandemia no País.

>> 'Minari', um dos destaques do Oscar 2021, propõe olhar complexo sobre o amor familiar

>> Com cinco indicações ao Oscar, 'Bela Vingança' expõe a sordidez do machismo

REPRODUÇÃO
DISNEY O delicado Soul é o filme favorito a levar o Oscar de Melhor Animação - FOTO:REPRODUÇÃO
NETFLIX/DIVULGAÇÃO
FAVORITO Mank, de David Fincher, lidera as indicações, com 10, e está na Netflix - FOTO:NETFLIX/DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas notícias