memória

30 anos sem a força e o talento de Gonzaguinha; veja as músicas mais gravadas do "guerreiro menino"

Com canções que marcaram gerações e emocionaram adultos e crianças, Gonzaguinha escreveu seu nome de maneira firme na memória de muita gente e suas músicas até hoje são bastante tocadas e regravadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Elton Ponce

Publicado em 29/04/2021 às 12:10 | Atualizado em 29/04/2021 às 13:00
Notícia
X

Gonzaguinha foi um dos maiores cantores e, sobretudo, compositores na Música Popular Brasileira. "Sou um moleque, mas um moleque bem alegre. Um marginal que sabe que é e será marginal”. Assim ele  se definiu, em 1973. Nesta quinta-feira (29) completam-se 30 anos da morte do artista, que foi vítima de um acidente automobilístico, na cidade de Marmeleiro, no Paraná. Com canções que marcaram gerações e emocionaram adultos e crianças, Gonzaguinha escreveu seu nome de maneira firme na memória de muita gente e suas músicas até hoje são bastante tocadas e, sobretudo, regravadas.

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento em seu banco de dados, um dos maiores da América Latina, sobre as obras musicais de Gonzaguinha, incluindo as suas músicas mais gravadas, mais tocadas e os intérpretes que mais gravaram suas canções.

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945, no Rio de Janeiro. Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de músicas foi proveniente dos segmentos de Rádio, Show e TVs, que correspondem a mais de 75% do que foi destinado a ele.

Gonzaguinha tem 294 músicas e 348 gravações cadastradas no Ecad. “O que é o que é" foi a sua canção mais tocada nos últimos cinco anos e a mais gravada por outros intérpretes. O filho de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, teve suas músicas gravadas por vários intérpretes, mas Maria Bethânia lidera esse ranking.

1 - O que é o que é

2 - Lindo lago do amor

3 -Sangrando

4 - É

5 - Começaria tudo outra vez

6 -Explode coração

7 - Guerreiro menino

8 - Grito de alerta

9 - Espere por mim morena

10 - Recado

11 - E vamos à luta

12 - Feliz

13 - O homem falou

14 - Com a perna no mundo

15 - Maravida

16 - Festa

17 - Mamão com mel

18 - Boi bumba

19 - Nunca pare de sonhar

20 - Comportamento geral

Obras musicais de Gonzaguinha mais gravadas

1 - O que é o que é

2 - É

3 - Começaria tudo outra vez

4 - Sangrando

5 - Explode coração

Intérpretes que mais gravaram as músicas de Gonzaguinha

1 - Maria Bethânia

2 - Leo Gandelman

3 - Emilio Santiago

4 - Leo Brandão

5 - Gonzagão

Quem foi Gonzaguinha?

Por José Teles

"Sou um moleque, mas um moleque bem alegre. Um marginal que sabe que é e será marginal”, quando assim se definiu, em 1973, Luiz Gonzaga Jrr, era considerado antipático, fazia núsica introspectiva, visada pela censura, que o tornou um dos autores mais proibidos na primeira metade dos anos 70, vivendo um relacionamento conturbado com o pai adotivo, Luiz “Lua” Gonzaga, por questões pessoais e ideológicas.

No final da década, ele se transformou em Gonzaguinha, cantor e compositor de grande popularidade. Reconciliado com o pai, com quem viajaria pelo Brasil numa das turnês mais bem sucedidas da década. Desfrutou dez anos grande sucesso, interrompido num acidente de automóvel, em 29 de abril de 1991, no Paraná, numa cidade, ironicamente, chamada Renascença.

Tags

Autor