Análise

'No Limite': Por que a temporada 2021 ainda não decolou?

Quinta edição do reality de sobrevivência da TV Globo não tem empolgado o grande público, e há algumas razões para isso

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 26/05/2021 às 17:32 | Atualizado em 26/05/2021 às 17:36
Notícia
X

Passados três episódios da quinta temporada de No Limite, da TV Globo, faz-se necessário avaliar porque o formato, retomado na emissora após 12 anos, não tem alcançado o mesmo sucesso de repercussão e audiência deixado pela edição 21 do Big Brother Brasil, que terminou no início de maio.

>> 'No Limite': Ariadna Arantes é a terceira eliminada do reality

>> Relembre Roberta Mayanah: a única mulher pernambucana de 'No Limite'

>> Sem glamour do 'BBB', André Marques fala de 'No Limite': 'Acho que eu não aguentaria'

O que já é possível determinar é o que o reality de sobrevivência está longe de empolgar o grande público, ainda que falte sete episódios para o seu desfecho. E há algumas razões para isso. Veja abaixo.

FORMATO

Ainda que tenha sido o primeiro grande reality show de repercussão na TV Globo e esteja na memória afetiva do público dos anos 2000, tem-se chegado à conclusão que o formato do No Limite em 2021 não funciona. Ainda que gere certo movimento nas redes sociais quando o programa está no ar, o fato do público não poder interagir, votar em quem quer eliminar e acompanhar apenas a edição exibida na TV, sem pay-per-view 24 horas, não empolga ficar rendendo o programa nos outros dias da semana. Totalmente diferente do fenômeno que foi, por exemplo, o BBB21. E o compacto que vai ao ar aos domingos após o Fantástico, junto com uma entrevista com o eliminado da terça anterior, também não consegue gerar repercussão.

APRESENTADOR

Embora seja simpático, André Marques não conseguiu empolgar o público no comando do No Limite. Além do grande público esperar que Marcos Mion fosse o apresentador após ele ser dispensado da Record TV em janeiro deste ano, na visão dos críticos de TV e nas redes sociais, nota-se um certo desânimo por parte de Marques nas provas, e ele ainda deixa a cerimônia de eliminação no Portal mais entediante, quando deveria ser considerado o auge do episódio.

ELENCO

O maior diferencial da edição 2021 de No Limite, também já é possível dizer que reunir ex-participantes do Big Brother Brasil não foi uma grande ideia. O público não tem conseguido criar afinidades com os "Limiters", que antes, eram pessoas 100% anônimas.

AUDIÊNCIA

Segundo dados do portal Notícias da TV, o No Limite 5 tem registrado queda de audiência desde a estreia. O episódio exibido nesta terça-feira (25) marcou apenas 18,3 pontos na Grande São Paulo, o que representa 636,6 mil telespectadores a menos em relação ao primeiro programa, em 11 de maio, quando bateu 21,4 pontos - até então, a melhor pontuação da temporada. Em comparação ao BBB21, de acordo com o portal F5, a média de audiência da temporada no Painel Nacional da Televisão foi 27,3 pontos: a melhor em nove anos, desde 2012.

Tags

Autor