Luto

Morre o compositor, músico e poeta pernambucano Bráulio de Castro, aos 78 anos

O artista era conhecido como o "compositor de todos os ritmos"

Imagem do autor
Cadastrado por

Adriana Guarda

Publicado em 20/06/2021 às 13:35 | Atualizado em 20/06/2021 às 15:35
Notícia
X

*Atualizadas às 14h58 deste domingo (20)

Morreu neste domingo (20), o compositor pernambucano Bráulio de Castro, aos 78 anos. Ele estava internado na UTI do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) por complicações respiratórias, mas não resistiu. Nascido em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, o artista será sepultado em sua terra natal. Bráulio deixa dois filhos, Estela e Márcio, e  a mulher, compositora e parceira musical, Fátima de Castro.

Um cortejo fúnebre será realizado a partir das 15h, saindo da entrada da cidade, em frente ao Ginásio de Esportes Edson Coutinho, até o cemitério de Bom Jardim. O Grêmio Lítero Musical de Bom Jardim  prestará uma homenagem ao compositor, músico e artista, que sempre defendeu a cultura da sua terra.

DEFESA DA TERRA E DA MÚSICA

"Bráulio de Castro não será lembrado apenas por sua obra, por sua arte, mas será lembrado como um cidadão que amou e valorizou sua terra, e refletiu este amor em suas composições", observa a diretoria do Grêmio. 

Ele deixa um legado de grandes sucessos gravados nas vozes de cantores renomados de todo o País, como Alcione, Benito de Paula, Genival Lacerda, Fafá de Belém, Caju e Castanha. Uma das suas músicas mais conhecidas "Eu sou o forró", em parceria com Petrucio Amorim, foi gravada por vários artistas locais e era trilha sonora certa nesse período junino. 

Bráulio ficou conhecido como o "compositor de todos os ritmos", porque ia do forro ao frevo. Blocos líricos do Recife costumavam cantar suas composições, a exemplo do Bloco da Saudade e tantos outros. Bráulio era artista com presença frequente nos estúdios da Rádio Jornal, apresentando seus nossos trabalhos e participando de conversas e debates sobre a música e a cultura. Fica a gratidão por seu legado e a saudade. 

LUTO OFICIAL

Por meio de nota enviada a imprensa, o prefeito de Bom Jardim, João Francisco da Silva Neto, lamentou o falecimento do artista e decretou Luto Oficial por três dias na cidade. Leia a nota completa:

"A Prefeitura do Bom Jardim lamenta e informa que devido ao falecimento do grande artista bonjardinense Bráulio de Castro, ocorrido neste domingo 20/06, decreta Luto Oficial por três dias.

Na ocasião todos que fazem a gestão municipal desejam os sinceros sentimentos a família do grande artista.

Que Bráulio de Castro Descanse em Paz".

Tags

Autor