PESQUISA

'O grande boato': Jornalista Alice de Souza lança obra sobre os aspectos do ecossistema da desinformação

O livro em formato e-book já está disponível na plataforma de vendas

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 12/07/2021 às 14:59
Notícia
X

A jornalista e pesquisadora recifense Alice de Souza lançou no último dia 9 de julho o livro ‘O grande boato'. A obra é fruto do objeto de estudo do mestrado de Alice, iniciado em 2017, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), na qual aborda aspectos do debate sobre o ecossistema da desinformação. ‘O grande boato' é uma contribuição da autora para quem deseja estudar e entender um pouco o que embasa o fenômeno da desinformação.

>> Em ano de pandemia, JC combate desinformação e é o jornal mais acessado de Pernambuco

‘O grande boato' também explica de forma didática sobre os riscos de consumo e repasse dessas informações que não correspondem com a veracidade. Comercializado em formato e-book, o livro está disponível para vendas na pela plataforma Amazon.com - os assinantes Kindle Unlimited têm acesso ao material de forma gratuita. 

“A gente ainda tem poucos estudos sobre desinformação. Dos últimos dois anos pra cá temos visto mais obras e publicações sobre o tema. Contudo, ainda é um fenômeno que está em curso, que a gente ainda está tentando entender e lidar com ele. Ter uma bibliografia cada vez mais robusta disso em português ajuda a criar estratégias para lidar com esse problema”, explica Alice de Souza.


O interesse pelo tema surgiu assim que Alice de Souza entrou no mestrado. Na época, havia acabado de acontecer a eleição à presidência dos Estados Unidos, no qual Donald Trump venceu. Ali, o debate sobre desinformação e processos eleitorais começaram a emergir. “Eu fui estudar processos de mecanismos de combate à desinformação, checagem de fatos, e dela cheguei à automatização da checagem de fatos. Então foi um processo de cadeia, dentro do primeiro semestre do mestrado em 2017. Eu fui amadurecendo esse processo, quando saíram novos estudos sobre o tema”, relata a jornalista.

 

Confere.ai

Alice de Souza também atuou na criação do sistema do medidor de características de desinformação do JC, Confere.ai. A plataforma analisa textos e links de notícia, para informar se eles têm muitas ou poucas chances de ser uma desinformação e é baseada no produto do mestrado da jornalista, de nome “verifique.aí”.

>> Ferramenta de checagem Confere.ai, desenvolvida no SJCC, é finalista no Prêmio Sigma de jornalismo de dados

“Na época eu queria entender até que ponto a tecnologia seria capaz de dar uma resposta binária para quem consome conteúdo na internet. Então a gente se reuniu com alguns estudantes e professores do núcleo de jogos digitais e ciência da computação da UNICAP”, explica Alice de Souza.

“Aí, desenvolvemos um app que visava basicamente estabelecer critérios e automatizar a procura desses critérios em links de notícia, para dar uma resposta se aquele conteúdo era verdadeiro ou falso às pessoas. Testamos ela no intervalo do primeiro e segundo turno das eleições de 2018. Naquele momento, a gente conseguiu receber cerca de 300 links e fez análise desses links no resultado da dissertação”, complementa a jornalista.

Tags

Autor