Música

20 anos de 'Preciso de Ti', do Diante do Trono: um álbum gospel que fez história na música brasileira

Álbum do conjunto mineiro foi o primeiro do gênero evangélico a vender mais de 2 milhões de cópias no País

Robson Gomes
Robson Gomes
Publicado em 14/07/2021 às 17:20
Notícia
REPRODUÇÃO
O álbum 'Preciso de Ti', do Diante do Trono, foi gravado ao vivo em 14 de julho de 2001, no Estádio do Mineirão - FOTO: REPRODUÇÃO
Leitura:

O ano é 2012. A ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Disco) divulgou uma lista com os 15 discos mais vendidos da história do Brasil até aquele momento. E em meio aos muitos álbuns de Xuxa e a liderança absoluta do CD católico Músicas Para Louvar o Senhor, do Padre Marcelo Rossi, com mais de 3 milhões de cópias, na última colocação apareceria, pela primeira vez, um índice expressivo de um disco gospel. A obra se chamava Preciso de Ti, do Ministério de Louvor Diante do Trono, que foi gravado ao vivo há exatos 20 anos, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, cidade natal do conjunto.

>> Diante do Trono lança single e videoclipe de 'Deixa a Luz Entrar'

>> Ana Paula Valadão reflete sobre a quarentena: 'Creio que o Senhor não perde o controle'

>> Ana Paula Valadão Bessa celebra 20 anos de Diante do Trono

Liderado pela pastora e cantora Ana Paula Valadão Bessa, este era o quarto álbum da carreira do grupo evangélico que nasceu dentro da Igreja Batista da Lagoinha e, até hoje, com 23 anos na estrada, gravou vinte discos da chamada “série Diante do Trono”, além de álbuns especiais, coletâneas e infantis.

Gravado em 14 de julho de 2001, num palco de 42 metros, 210 mil pessoas compareceram ao ajuntamento do Ministério, em meio à época de apagão no País, sendo o maior público já registrado na história do Estádio do Mineirão. Todas as 11 faixas que compõem o disco são de autoria de Ana Paula Valadão. Porém, foi a faixa que leva o nome do disco que ganhou força em todo o Brasil.

Preciso de Ti é a nona faixa do CD e a mais longa do álbum com pouco mais de 15 minutos de duração. Além da forte letra e melodia orquestral marcante, a canção possui ministrações de trechos da Bíblia - como 2 Crônicas 7:14, Jeremias 29.1-13 e Tiago 4.8-10 - e momentos chamados de espontâneos, onde Ana Paula Valadão improvisa novos versos na música de acordo com a sua pregação. Não demorou muito para Preciso de Ti tocar bastante nas rádios do segmento gospel e, por conseguinte, se tornar um dos hinos mais conhecidos nas igrejas protestantes brasileiras. Além disso, muitos não-evangélicos passaram a conhecer a banda através desta canção, se tornando principal marca do Diante do Trono até hoje.

Outras canções deste disco também merecem o devido destaque como Quero Subir (a primeira do álbum), Ouve, Senhor, Deus de Milagres, Coração Igual ao Teu, além do marcante dueto de Ana Paula Valadão e Nívea Soares na penúltima faixa: Leva-me.

Graças ao Preciso de Ti, o Ministério se tornou referência no segmento gospel brasileiro e regravou a canção várias vezes em discos posteriores, ganhando também versões em inglês e finlandês. O disco vendeu 2 milhões de cópias (vendagem registrada até 2012, podendo ter crescido até os dias atuais) e se tornou o primeiro álbum do gênero gospel a estar entre os mais vendidos da história do Brasil. Anos depois, eles assinariam um contrato com a Som Livre, do Grupo Globo, onde pertenceram ao casting da gravadora por cinco anos, de 2009 a 2014.

Além de celebrar hoje os 20 anos do marcante álbum nas redes sociais do grupo, o pastor Gustavo Bessa - marido de Ana Paula Valadão - lançou, nesta quarta-feira (14), uma série especial no podcast Vida Diante do Trono, nas plataformas digitais, onde comenta cada faixa do álbum Preciso de Ti sob a perspectiva da Bíblia.

OUÇA A MÚSICA 'PRECISO DE TI':

 

Comentários

Últimas notícias