Música

Jam & Lewis sobre parceria com Janet Jackon: 'Ela ama a música brasileira'

Produtores trabalham com a cantora pop desde 1986 e produziram seus maiores clássicos

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 16/07/2021 às 7:00
Notícia
X

Jimmy Jam e Terry Lewis receberam no começo de 1986 a missão de dar uma nova roupagem à carreira musical de Janet Jackson, à época ainda saindo da adolescência e com dois discos com vendagens baixas. A artista não queria seguir os passos dos irmãos, especialmente após o sucesso de Michael com Thriller, mas deu mais uma chance à música.

>> Jam & Lewis, responsáveis por moldar o r&b moderno, lançam seu primeiro álbum

>> Lembre sucessos do pop e r&b produzidos pela dupla Jam e Lewis 

No começo, os produtores enfrentaram resistência do pai da artista, Joe Jackson, que não queria que a filha "soasse como Prince". O receio foi em vão: com Jam e Lewis, Janet passou a não mais parecer com outra pessoa, mas ganhou identidade própria e, juntos, os três criaram um clássico instantâneo do pop e do r&b, o Control, lançado naquele mesmo ano.

Desde então, Jam & Lewis assinaram todos os álbuns da diva pop, com exceção do Discipline, de 2008. A parceria frutífera rendeu prêmios para ambos, entre eles Grammys e uma indicação ao Oscar, além de milhões de discos vendidos. Só com o Control, foram mais de 10 milhões de cópias. O álbum seguinte, Rhythm Nation (1989), vendeu 12 milhões, sucesso que só cresceu com o Janet. (1993), que comercializou 14 milhões de cópias e consolidou Janet como uma das principais artistas do pop, em pé de igualdade com seu irmão, Michael, e Madonna.

Juntos, eles emplacaram nove músicas no topo da Billboard, parada americana de músicas, e influenciaram várias gerações de cantores e produtores, como Timbaland, Missy Elliott e Pharell. Jam lembra que, ao apresentarem What Have You Done For Me Lately para Janet, em 1986, eles deram o pontapé na carreira de Janet como artista da música, mas colocaram o disco deles na geladeira por 35 anos.

Em 2021, eles finalmente lançaram o projeto que leva o nome da dupla, com participações de artistas como Mariah Carey, Babyface, Mary J. Blige, Toni Braxton e Usher. A ausência de Janet, principal colaboradora da dupla, pode parecer estranha para muitos, mas tem um motivo: ela deve estar no próximo disco produzido por Jam e Lewis.

Além disso, a cantora está trabalhando em seu próximo álbum, Black Diamond, que foi adiado por conta da pandemia. De acordo com informações divulgadas na mídia, Jam & Lewis devem voltar a produzir o material da de Janet, junto com outros artistas.

Perguntados sobre a relação deles com música brasileira, já que algumas canções de Janet são influenciadas pela Bossa Nova, eles explicaram em entrevista ao Jornal do Commercio tratar-se de uma afinidade da artista com a música do país.

"Em qualquer música de Janet Jackson, ela é muito influenciada e ama a música brasileira; e referencia [essa sonoridade] o tempo todo quando estamos escrevendo. É isto que você ouve em músicas como Twenty Foreplay e The Body That Loves You. Em determinado momento, chegamos a conversar sobre fazer um álbum todo de música brasileira - e talvez um dia nós façamos isso", pontuou Jimmy Jam.

Tags

Autor